terça-feira, 5 de maio de 2009

Posição da ANVETEM relativamente aos novos modelos da DGV a preencher na Campanha de vacinação anti-rábica

Na sequência dos novos modelos enviados pela Direcção Geral de Veterinária, para preenchimento na campanha oficial de vacinação anti-rábica, a ANVETEM vem por este meio e após receber inúmeras reclamações pelos seus associados, manifestar o seu descontentamente com os seguintes factos:
1. Não ter sido a ANVETEM formalmente ouvida no "design" deste novo regulamento e seus anexos;
2. Ter sido dos mesmos informada às 19h49mins de uma quinta-feira (dia 30 de Abril), véspera de fim-de-semana prolongado, no qual muitos dos nossos Colegas estarão já em plena execução da Campanha de 2009 e, logo, sem acesso atempado e oportuno a toda esta informação.
3. Os modelos impostos causam uma série de limitações pela sua enorme complexidade, não parecendo aportar algo de benéfico aos já existentes (em particular, o modelo 779/DGV);
4. O preenchimento de tantos e novos modelos vem criar ainda mais dificuldades de execução aos Colegas (a maioria) que não conta com qualquer tipo de apoio administrativo, durante estas Campanhas, pelo que o posicionamento inteligente e coadjuvador da DGV seria, a nosso ver, sempre simplificar procedimentos e não torná-los ainda mais complexos, morosos e praticamente inexequíveis.

Pelo exposto, vimos manifestar o nosso veemente desagrado pela imposição dum mapa sem utilidade e de difícil execução, imposto sem ter em atenção as condicionantes do trabalho de campo e a experiência que os veterinários executores têm nesta matéria.
Se fosse consultada esta associação profissional representativa dos veterinários municipais, ter-se-ia conseguido produzir documentos mais apropriados, que satisfizessem os fins pretendidos pela DGV, compatibilizados com as condições de trabalho de campo.
Adicionalmente, gostaríamos de questionar o motivo da sua elaboração, qual a sua utilidade e quais os meios afectos e os procedimentos que a DGV pretende adoptar para avaliar, validar, processar, estudar e finalmente aplicar medidas correctivas ou outras face à informação recolhida e eventualmente trabalhada.

A ANVETEM lamenta, ainda e mais uma vez, os atrasos verificados na entrega do material necessário para a execução das Campanhas e a dificuldade subsequente na sua divulgação atempada e coerente perante as populações e os Autarcas.
No momento actual, em que a saúde pública está na ordem do dia por todas as razões conhecidas, em que os comités de técnicos peritos destas áreas equacionam planos de acção rápidos, céleres e eficazes, seria de esperar que existisse um "trigger" imediato, visto que as presentes campanhas se realizam desde cerca de 1920.

Solicitamos assim ao Sr. Director Geral de Veterinária que proceda de imediato à revisão deste modelo, e seja o mesmo aplicado no ano de 2010 após reunião com a Associação representativa dos médicos veterinários municipais.
ANVETEM

5 comentários:

  1. Vamos estar atentos porque a partir desse impresso a DGV vai-nos brindar com uma estatística do género:
    - número de cães de nome BOBI ______(e de todos os outros nomes a mesma coisa...)
    - número de cães de raça PODENGO com 2 anos____(e de todas as raças por idades a mesma coisa...)
    É ridículo não é? Mas quem esteve por detrás da elaboração deste impresso não tem a noção desse mesmo ridículo e parece que quer dar um atestado de menoridade mental aos MVM executores da campanha. Tenham vergonha e mandem suspender esse papel de imediato.
    Exige-se respeito pelo nosso trabalho!
    Francisco Correia

    ResponderEliminar
  2. Fui um dos que defendia há uns anos a continuação na DGV, para quê? Só incompetência circula naqueles gabinetes... Quero é distância!!
    E a vacina já chegou? É que somos nós que ficamos mal perante a população. Se fossem eles a dar a cara, já tinham aprendido ao longo destes 20 anos a fazer um concurso ATEMPADO para a sua aquisição. Verdadeiramente vergonhoso...

    ResponderEliminar
  3. Recebi hoje de manhã o edital em papel assinado pelo director regional e à tarde comecei a campanha sem vacina!
    Só nós para aguentarmos isto.....
    É vergonhoso.....

    ResponderEliminar
  4. O que diz a AVENTEM sobre ao episódio do Colega Arrabaça Martins de Alcanena com o presidente e vereador da CM?

    Já agora sobre o concurso para Municipal da Mealhada?

    ResponderEliminar
  5. sou apenas uma simples visita do vosso blog, e comecei por procurar tudo o que se relacionava com animais, especialmente cães desde 23/11/2009, dia em que me levaram da porta de casa a minha princesa(anuncio 8141) da org., mas é para vos dizer que gosto do que escrevem, do que publicam, pena é que os animais encontrados c/chip, a lista não seja maior, pois penso que para muita gente que procura verdadeiramente os seus animais é uma ajuda preciosa, continuem,porque no fundo se não forem os "carolas" a fazer algo, a sira, para pouco serve, cumprimentos

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado