segunda-feira, 16 de março de 2009

Autópsia de Águia Imperial abatida em Castro Verde [MVM de Mértola]


http://correioalentejo.com/?diaria=3102

A necrópsia teve lugar no Canil Municipal em Mértola, pretendendo o ICNB que esta intervenção contribua "para a compreensão dos factos associados a este crime".

Numa acção de cooperação com o Parque Natural do Vale do Guadiana realizei, a 26 de Fevereiro no Canil Municipal de Mértola, a necrópsia de uma águia-imperial encontrada na freguesia de Penilhos, concelho de Mértola.
O animal apresentava um estado de decomposição avançado, o que comprometeu a análise rigosa do cadáver. Durante a necrópsia foram recolhidas amostras para análise toxicológica.
Foi posteriormente realizado exame radiológico, onde se detectaram 13 chumbos. Num trabalho de colaboração, eu e o colega Ricardo Brandão, realizámos nova avaliação post-mortem na qual retirámos 8 dos 13 chumbos. O processo encontra-se de momento em avaliação pelo Instituto de Conservação da Natureza.


Ana Filipa Pereira
(Médica Veterinária Municipal de Mértola)


4 comentários:

  1. Não tenho palavras para expressar a vergonha que sinto da minha espécie....

    ResponderEliminar
  2. Mais um crime sem castigo... é o mais certo. Não há castigo para estas acções contra todos nós que fazemos parte da Natureza. O único casal que nidificou em 2008 em Portugal... E de uma espécie que já nem devia estar na linha vermelha mas sim na linha bem negra. Destrói-se tudo, com a maior impunidade. Que diabo faz uma reserva de caça em área REN?

    ResponderEliminar
  3. Naturalmente lamento a morte da águia, no entanto felicito a colega pelo bom trabalho efectuado, que espero conbtribua para apurar os responsáveis.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  4. Pergunto-me como é possível que pessoas acordem bem cedo, preparem meticulosamente as coisas e depois vão andar aos tiros a animais - águias ou outros.
    Acabe-se com esta abominação que é a caça. "Ah, mas a caça é importante para manter os equilibrios" dizem uns - que arrogância!

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado