quarta-feira, 4 de março de 2009

Campanha de Sensibilização "We care for animals"

Na sequência das imagens que nos chegaram por parte desta associação, e visto muitas delas denegrirem a imagem dos canis municipais no geral, foi enviada pela ANVETEM a resposta que se segue:

Exmºs Srs.
Agradecemos o envio das imagens e congratulamos a Vossa iniciativa, na luta contra o abandono e maus-tratos em animais, flagelo de grande e crescente dimensão na nossa sociedade.
Contudo, não podemos deixar de observar que certas imagens denigrem a imagem dos canis municipais e, como tal, de todo um "staff", entre médicos veterinários, tratadores/apanhadores, voluntários, etc que se dedicam a melhorar a vida dos animais e não a massacrá-los, como muitas vezes sequer fazer crer.


Bons exemplos de canis com boas práticas são VALONGO, SINTRA, SEIXAL, TORRES NOVAS, COIMBRA, IM DE TERRAS DE SANTA MARIA, ALMADA, OEIRAS, AMADORA, PONTA DELGADA, etc etc etc
Estamos certos que a discriminação pela positiva será muito mais eficaz e duradoura do que o constante desgaste destas equipas, cuja força e ânimo dependem, como seres humanos, do bom feed-back que tenham sobre o seu trabalho.


Gratos pela compreensão,
ANVETEM

Ficam as imagens desta campanha, cujas imagens são no geral bem concebidas e com forte transmissão da mensagem contra o abandono, lamentando apenas a ANVETEM o uso do velho "cliché" da morte associada a todos os animais dos canis municipais. (clique nas imagens para aumentar)











Resposta obtida ontem (3/3/2009) da associação wecare4animals:

Boa noite,
Pedimos desculpa, antes de mais, por qualquer incómodo. A nossa ideia não é, de maneira nenhuma, prejudicar nem manchar, nem entristecer nenhum canil. A ideia dos cartazes, os que falam directamente do canil, é precisamente dar a ideia da realidade que não é: " Nos canis tratam mal os animais", mas que por lei, após 8 dias no canil os animais são abatidos.
Muitos agora não os são e daí todo o nosso maior respeito e admiração por todas as pessoas que diariamente lidam com os muitos animais, por lhes dar boas condições e por lhes arranjar um dono. Quantos e quantos mails ñão recebemos de voluntários de canis com apelos urgentes a tentar salvar o animal do abate.
Infelizmente, a realidade é que um abandono é quase condenar um animal à morte, porque nunca se sabe as pessoas e os outros animais com este se vai cruzar. Felizmente, existem estas mesmas pessoas que os salvam e cuidam deles, como se calhar os verdadeiros donos nunca cuidaram. Contudo, e porque pode haver mal entendidos e a nossa missão é sensibilizar e evitar o abandono e não incriminar os canis, vamos colocar o vosso apelo no nosso blog e o nosso esclarecimento.
Temos tido muitas visitas e os cartazes têm sido bastante divulgados e assim todos poderão ver esclarecido o vosso ponto de vista. Pedimos desculpa mais uma vez.

Com os melhores cumprimentos,
Renata SilvaVânia Fernandes
wecare4animals

1 comentário:

  1. Trabalhei como voluntaria no "jardim dos gatos" em oeiras em 1998 e na altura o canil de oeiras abatia oas animais com electricidade.... espero que tenha mudado muito desde ai..........

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado