sábado, 7 de março de 2009

Exposição canina de Vila Franca [MVM de VF]

Junto se envia o programa completo da exposição (clicar na foto) conforme informação prestada pelo MVM de Vila Franca, o colega João, que será o MV responsável pela exposição, de acordo com as suas competências legais ao nível de bem-estar animal e de verificação do cumprimento da legislação, nomeadamente do decreto-Lei 314 e 315 de 2003.
Mais uma vez o papel do MVM pelo seu "know-how" é importante em várias iniciativas municipais (e não só) nas mais diversificadas áreas de actuação.

Assim, a acção do Médico Veterinário Responsável pelo evento é:
  • Assegurar que só entram no evento animais saudáveis;
  • Não há entrada de qualquer animal que não irá participar no evento,pois para além das questões sanitárias, poderia ser uma situação incontrolável em termos de segurança;
  • Fazer a admissão dos animais inscritos na exposição, mediante requisitos como Identificação electrónica e/ou tatuagem (nacional ou internacional), medidas de profilaxia obrigatórias, outras medidas profiláticas. É obrigatório a vacinação contra as principais doenças infecto-contagiosas da espécie, efectuadas há mais de oito dias. Nenhum animal pode apresentar-se, ainda, ferido ou doente, caso contrário é excluído da exposição e do recinto;
  • Assegurar que o local reúne as condições de bem-estar previstas no Decreto-Lei n.º 276/2001, de 17 de Outubro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 315/2003 de 17 de Dezembro;
  • Assegurar que os animais potencialmente perigosos encontram-se com os devidos meios de protecção;
  • Assistir qualquer animal em caso de ferimento ou doença;
  • Interromper ou cancelar o evento sempre que tal se justifique, por questões sanitárias e/ou de segurança;

Ainda, de referir que na zona exterior do pavilhão de exposição, existirão vários stands, sendo que num deles irá estar representado o Canil Municipal de Vila Franca de Xira e irão ser doados animais que se encontram no CRO. Para além destas acções já apontadas, o MVM participará na preparação do stand do Canil Municipal e em informações sobre os n/ animais que as pessoas pretendam saber.
Ocorrerá uma articulação com o CPC, que recebe as inscrições, sendo estes informados sempre que um animal não seja admitido ao concurso.


Informação prestada pelo colega João Alvarez (MVM de Vila Franca de Xira)

Para ver o cartaz completo em PDF clique na foto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado