quinta-feira, 26 de março de 2009

[OIE] Prevenção da Raiva: controlo de animais errantes e vacinação sistemática



Tradução da noticia da OIE de 13 de Março de 2009:
A vacinação de cães e o controlo das populações de cães errantes são mais eficientes e eficazes em termos de custos do que o tratamento pós-mordedura em humanos.

A prevenção na fonte animal é a chave para lidar com uma zoonose prevalente e perene, como é o caso da raiva. O controlo, a montante, deinfecção por raiva nos cães, incluindo o controlo das populações caninas vadias ou errantes, deveria posicionar-se prioritariamente na agenda das autoridades de saúde e das autoridades veterinárias, para uma prevenção eficiente das mortalidades humana e animal.

"O custo do tratamento pós-mordedura é cerca de 20 a 100 vezes maior do que a vacinação de um cão”, explica o Dr. Bernard Vallat, Director Geral da OIE – Organização para a Saúde Animal.
"Presentemente, apenas com 10% dos recursos financeiros que são usados mundialmente para tratar pessoas após uma mordedura de cão, os Serviços Veterinários seriam capazes de erradicar a Raiva em animais e, logo, evitar praticamente todos os casos em humanos.”, acrescentou.
"A vacinação dos animais permanece o método eleito para controlar e erradicar a Raiva. Por razões éticas, ecológicas e económicas, a OIE desaconselha a tentativa de método de controlo e erradicação da raiva, apenas através da eliminação dos animais potencialmente infectados."

"Tem sido repetidamente demonstrado que todas as campanhas com sucesso de erradicação de raiva incluem programas de controlo de populações de cães errantes bem como a vacinação sistemática de cães com dono/detentor."

Os Serviços Veterinários Nacionais são um tampão entre a fonte da doença e as infecções em humanos. É responsabilidade primária dos veterinários aplicar o seu conhecimento e aptidões no controlo de doenças animais e quebrar o elo entre as fontes animais da doença e a infecção a humanos susceptíveis.
A boa governação dos serviços veterinários, melhor capacidade de diagnóstico laboratorial e campanhas de vacinação bem estruturadas em animais domésticos e silvestres são as acções-chave a ter em conta. Consciencializar as populações sobre a raiva e a necessidade de colaboração com outras profissões envolvidas, nomeadamente o sector da saúde pública, também deveria ser enfatizado.

Raiva canina e raiva na fauna silvestre: diferentes problemas em diferentes partes do mundo.
Mundialmente, a causa mais comum de raiva em humanos é, de longe, a mordedura de cães, mas os reservatórios animais da doença diferem de uma região do mundo para as outras.
Em países ainda em desenvolvimento, o cão é o principal reservatório de raiva.
Hoje em dia, a Ásia (este) e África são as regiões do mundo mais afectadas pela raiva canina e onde os respectivos países têm as mais altas taxas de infecção e de mortes humanas, devido à raiva. No hemisfério norte, onde a raiva em cães está quase eliminada, a raiva em fauna silvestre é o principal problema. Nos países da Europa de leste, a raposa vermelha é o principal reservatório da doença e a raiva em raposas representa a maioria dos casos. A raiva é uma doença zoonótica negligenciada e severamente sub-notificada em países em desenvolvimento, matando anualmente um numero estimado entre 50 000 e 60 000 pessoas, maioritariamente crianças com terrível sofrimento e um número muito maior de animais.
A OIE apoia fortemente o “Dia Mundial da Raiva”, comemorado no dia 28 deSetembro.

Veja aqui como a ANVETEM assinalou o Dia da Raiva em Portugal em 2008 e envie para anvetem@anvetem.pt novas propostas e sugestões para melhorarmos em 2009.

2 comentários:

  1. Apesar destas explícitas orientações da OIE, há quem defenda em Portugal a descontinuidade da campanha de vacinação anti-rábica que é executada há anos e que tem permitido que nos mantenhamos livres de raiva; há quem defenda, ainda, que o facto de não existir raiva em Portugal se deve a um acaso miraculoso ou acontecimento esotérico inexplicável. Só uma profunda ignorância e desconhecimento da realidade do país podem justificar tais posicionamentos, na melhor das hipóteses. Esperemos que as informações que haveis coligido possam ajudar a desmistificar esta questão.

    ResponderEliminar
  2. Convém não nos esquecermos depois de tantas vezes falarmos nas reuniões que, a maioria dos cães que vem à Campanha é a única vez por ano que vê um veterinário!Este contacto é muito importante para dar informações, explicações e para se diagnosticarem doenças como a Leichemaniose, Sarna, Tinha e outras. Também é nas campanhas que são dados aos munícipes desparasitantes, brochuras informativas,etc.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado