quinta-feira, 9 de abril de 2009

Acções de divulgação nas escolas [MVM de Mangualde]

O abandono e a falta de responsabilidade de alguns detentores de canídeos tem contribuído para a deambulação de cães e gatos pelo espaço público do nosso Concelho, dos Concelhos limítrofes e um pouco por todo o País, com as consequências negativas que daí advêm para a segurança das pessoas e animais, para a Saúde Pública e para o bem estar animal.
Com o intuito de sensibilizar as camadas mais jovens para a temática do abandono e do bem estar e saúde animal, têm sido levadas a cabo, nas escolas do ensino básico deste Concelho, acções de sensibilização e divulgação, dirigidas aos alunos, sobre conceitos de bem estar e saúde animal e de deveres e obrigações legais dos detentores de canídeos.

As palestras e apresentações multimédia são proferidas pelo Médico Veterinário Municipal e a adesão tem sido muito positiva, demonstrando os alunos interesse e entusiasmo sendo, com toda a certeza, mensageiros para os seus amigos e familiares, dos conceitos apreendidos.
Espera-se que desta forma se possa contribuir para gradualmente ir diminuindo o abandono e a falta de bem-estar dos animais de companhia melhorando o bem-estar e a qualidade de vida de todos.

1 comentário:

  1. Muitos Parabéns, Colega!

    A minha experiência pessoal com este género de acções em Peniche foi muito gratificante: os miúdos adoraram, os Professores também, a Autarquia também, e os "media" locais também!

    A nossa Campanha chamava-se "UM AMIGO QUE MARCA A DIFERENÇA", abordámos temas de saúde pública, de higiene dos animais, das casas e das crianças, dos cuidados básicos a ter com animais, das questões de segurança relacionadas com o convívio entre animais e crianças e, no fim, todos tiveram direito a ouvir o "tum-tum" do coração de um cachorrinho!
    os trabalhos e desenhos estão on-line no nosso site em http://www.cm-peniche.pt/custompages/showpage.aspx?pageid=1ef71efd-2875-458a-92d3-b15c1d343aa7&m=b62

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado