quinta-feira, 23 de julho de 2009

[MVM Alcoutim] Contaminação combatida com furo de água

A contaminação com cianobactérias das águas da praia fluvial de Pego Fundo, em Alcoutim, está a ser combatida com recurso a um furo de água para abastecer a estância balnear de modo a permitir o regresso dos banhistas.
Segundo a veterinária municipal, Dalila Barros, a praia começou a ser abastecida por um furo subterrâneo para evitar a contaminação por este tipo de bactérias, semelhantes a algas microscópicas, que obrigou à proibição dos banhos desde terça-feira.
Quando essas bactérias morrem "há libertação de toxinas" que podem causar problemas de saúde, reconheceu a médica, salientando que a água da praia é reforçada pela barragem de Alcoutim, uma albufeira que tem apresentado alguns problemas ambientais porque o leito do rio está estagnado.
"A praia é alimentada por uma barragem" mas "começámos a achar que havia criação de espuma na água" e as análises indicaram uma colónia de cianobactérias que pode "ter implicações na saúde pública".
"Hoje foram feitas recolhas de água que serão enviadas para o Instituto Ricardo Jorge" e "no final da semana deveremos ter os resultados", explicou a médica.
No entanto, esta situação está a prejudicar o concessionário da estância fluvial, que costumava receber perto de duas centenas de banhistas nesta época alta.
"Este ano não vou conseguir pagar as despesas dos quatro meses de concessão", afirmou Fernando Faustino, que lamenta a falta de alternativas no abastecimento de água.
"Como a água começou a ficar escassa", os serviços camarários fizeram a ligação à barragem numa "tentativa de bombear água mas a bomba foi colocada muito funda e não tinha qualidade", explicou.
Agora, "não tenho esperança nenhuma que as coisas melhorem" e o "Verão está acabado" com esta interdição de banhos, confessou o empresário.
Por seu turno, o nadador-salvador Igor Sousa lamenta esta situação que prejudica as "muitas pessoas que chegam de longe e que ao verem que a praia está interdita a banhos" cria-se uma situação um "bocado constrangedora".
"Não temos culpa desta situação" até porque "são questões naturais" mas "é sempre complicado", afirmou o jovem, que elogia as qualidades da praia fluvial, a poucos quilómetros da costa algarvia.
"É menos confusão" e é uma "praia muito calma que garante muito a segurança para as crianças estarem com os pais", resumiu.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1314583&seccao=Sul

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado