sábado, 4 de julho de 2009

Ainda sobre a polémica da Sociedade Protectora dos Animais do Porto

Na edição de Agosto de 2006, o Vivacidade revelava que a Sociedade Protectora dos Animais do Porto (SPAP) iria construir a nova sede na Quinta da Missilva, em Baguim do Monte. Este equipamento incluiria um edifício para apoio administrativo, serviços de pessoal e clínica veterinária, e um canil para acolher cerca de mil animais (cães e gatos).

Agora que se tornou visível no terreno que o projecto vai mesmo avançar, os acessos já foram abertos, os moradores da Quinta da Missilva resolveram unir esforços e formar, há cerca de um mês, uma Comissão de Moradores com o objectivo de impedir a construção do canil neste local, que está muito próximo de uma zona habitacional e em cima de uma linha de água.
A primeira iniciativa da Comissão foi manifestar-se junto ao terreno onde será implementada a sede da SPAP, num protesto que juntou cerca de cem pessoas e no qual também esteve presente o autarca Nuno Coelho e elementos do PSD local. Cartazes com palavras de ordem - ‘Canis? Sim. Nos locais sem habitações’ e ‘Onde existe agora a Reserva Agrícola?’ - foram colocados nos acessos à futura sede da SPAP.
Morador na Quinta da Missilva há cerca de mês e meio, Simão Sousa é um dos rostos da contestação. “Não concordamos com o canil que fará parte das instalações da Sociedade Protectora”, declara, acrescentando de imediato que “nada temos contra com os animais, mas sim contra o local escolhido, onde existem várias linhas de água, depósitos de água, uma zona verde e ainda uma área habitacional.”
“Os moradores da Quinta da Missilva estão unidos e irão até às últimas consequências”,
avisa Simão Sousa.
Também o casal Fernando e Custódia Rodrigues, residentes na Missilva há cerca de 20 anos, entendem que “não é o local apropriado para instalar um equipamento deste tipo, pois é uma zona residencial em que as pessoas vivem sossegadamente.” Após dizerem que nada os move contra os animais, o casal alerta que “não vamos deixar construir o canil neste lugar.” “Existem outros locais mais apropriados no concelho e que não prejudicam ninguém”, consideram.
Simão Sousa e Fernando e Custódia Rodrigues lamentam ainda que a Câmara Municipal
de Gondomar não preste qualquer tipo de informação sobre o projecto.
À crítica de que a autarquia não informa os munícipes, a médica veterinária da Câmara Municipal, Vera Ramalho, responde que “em relação ao Departamento de Ambiente, nunca houve pedido de esclarecimento por parte dos moradores. E estaríamos abertos a qualquer
esclarecimento.” Sobre a clínica veterinária que a SPAP pretende construir, o projecto
foi aceite. Já no que respeita aos canis, “a aprovação ainda está condicionada à apresentação
dos projectos de especialidade, nomeadamente da água e saneamento, dos arranjos urbanísticos e da questão do ruído.”
Ao nível do ruído, a autarquia pretende que o projecto seja analisado pelo Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia do Porto e o qual “nos dirá se vai ou não existir
problemas acústicos para a população da zona”, revela a médica veterinária municipal. Vera Ramalho admite ainda a possibilidade dos cães abandonados do concelho de Gondomar
serem acolhidos nas novas instalações da SPAP para posterior adopção.
Por esta ocasião, em declarações ao programa televisivo ‘Nós por Cá’, Ermelinda
Martins, da SPAP, explica que “o processo está praticamente concluído e vamos construir as nossas instalações - um albergue para animais abandonados para adopção.” Ermelinda Martins refere ainda que “nunca fomos contactados pelos moradores.” “Pensamos que não houve boa fé”, conclui.

Últimos desenvolvimentos
A questão do canil também foi discutida na última Assembleia de Freguesia de Baguim e na qual estiveram presentes vários moradores da Quinta da Missilva. No período de intervenção do público, o cidadão Aníbal Queijo, residente na Missilva, referiu que com a construção do canil “vou perder qualidade de vida e o valor do meu património vai diminuir.” O freguês não tem
dúvidas de que Baguim do Monte será prejudicado com a instalação deste equipamento. Na opinião de Aníbal Queijo “o Executivo da Junta tem de fazer alguma coisa.” “O Executivo é a
favor ou contra o canil?”, questionou ainda o morador.
“Acho muito injusto que digam que a Junta de Baguim não tem feito nada. Nunca cruzamos os braços e tentamos por todas as vias saber o que aquilo era”, respondeu o autarca Nuno Coelho. O mesmo assegurou que “somos contra o canil na Quinta da Missilva, mas não somos contra o
canil em Baguim do Monte”, sugerindo que este equipamento fosse instalado junto ao cemitério ou na zona industrial da freguesia.
Após escutar os esclarecimentos de Nuno Coelho, o cidadão Aníbal Queijo revelou que “o vice-presidente da Câmara Municipal de Gondomar, José Luís Oliveira, disse-nos [aos moradores] que ‘o vosso presidente da Junta de Baguim assinou um documento’” a dar o aval ao canil. Visivelmente exaltado, Nuno Coelho afirmou que “se algum presidente de Junta de Baguim
assinou algum documento não fui eu.” “Dou-vos a minha palavra de honra”, concluiu o autarca.

Luís Morais Ferreira
http://www.jornalregional.com/?p=cfcd208495d565ef66e7dff9f98764da&distrito=&concelho=&op=noticia&n=8f6e02b704fb67e17334ea5831f5afc6

3 comentários:

  1. meus senhores e uma vergonha o que se esta a passar em baguim do monte mais propriamente na missilva.moro na quinta da missilva ha 17 anos e o senhor presidente da junta deveria ter vergonha na cara ter negado que nao assinou nenhum documento.e com pena minha que o canil nao seja construido a porta de sua casa para que a sua esposa e filho soubessem o que e qualidade de vida .talvez ai pensasse melhor,nao e com soorrisos que se arranjam votos nas eleiçoes,mas sim com trabalho e lealdade defendendo os seus eleitores.

    ResponderEliminar
  2. Exmos. Srs.,
    acho lamentável que andem a colocar MENTIRAS neste blog acerca da minha pessoa.
    Mais uma vez afirmo que NUNCA ASSINEI NADA NEM ASSINAREI NADA para construir um canil na Quinta da Missilva, em Baguim do Monte. Desafio a mostrarem provas do contrário (que não existem). Nasci, cresci e vivo em Baguim do Monte, ninguém gosta mais desta terra do que eu e vou defendê-la até morrer. Vou até onde for preciso para que a qualidade de vida dos moradores da Quinta da Missilva não seja afectada.
    Alguém anda a querer dividir-nos (Junta e moradores), espanhando boatos mentirosos e depois escondem-se no anonimato.
    Eu dou a cara pela minha terra e gostava que os anónimos também dessem a cara por aquilo que dizem sobre os outros.
    Para que não hajam dúvidas, EU SOU CONTRA A CONSTRUÇÃO DO CANIL NA QUINTA DA MISSILVA NA ÁREA RESIDENCIAL, MAS NÃO SOU CONTRA A CONSTRUÇÃO DO CANIL NUMA ZONA EM QUE NÃO PREJUDIQUE NINGUÉM.
    Desculpem a minha indignação mas sou pela verdade acima de tudo.
    Cumprimentos,
    Nuno Coelho
    Presidente da Junta de freguesia de Baguim do Monte

    ResponderEliminar
  3. OLA CHAMO-ME LUIS MARTINS .ESTAVA EM VIAS DE COMPRAR UMA MORADIA MESMO EM FRENTE A ESSE ESPECIAL LOCAL.NEM PENSAR NUMA COISA DESSAS.EU ADORO ANIMAIS,MAS NÃO SOU OBRIGADO A COEXISTIR COM UM "HOTEL"MESMO Á MINHA FRENTE.PEÇO DESCULPA Á PROPRIETÁRIA DO IMÓVEL MAS ASSIM NÃO.PENA QUE ESSE SR (VALENTIM LOUREIRO)NÃO MORE AÍ.SE É QUE FOI ELE QUE APROVOU ESSE PROJETO.MORADORES,LUTEM PELOS VOSSOS DIREITOS.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado