segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

"Alliance for Rabies Control"



A "Alliance for Rabies Control" foi criada em 2005 e tem como objectivo principal a prevenção e controlo da Raiva através de acções de sensibilização e programas de formação para a população. A Newsletter de Fevereiro já se encontra disponível para consulta e inclui informação das acções desenvolvidas em vários pontos do mundo,destacando-se os Programas de Controlo da Raiva em Kwa-Zulu Natal, acções de sensibilização realizadas no Brazil e respectiva e situação epidemiológica, programas vacinais, entre outros.
Para consultar a Newsletter, clique aqui.

Relembramos que ainda há bem pouco tempo, em Outubro passado, a ANVETEM organizou o Dia Nacional da Luta contra a Raiva, com acções de sensibilização para a população em várias Autarquias, e, acções de vacinação anti-rábica a canídeos gratuitas.
Graças ao papel importante dos Médicos Veterinários Municipais e das clínicas veterinárias no campo da luta contra a Raiva, Portugal tem sido indemne ao aparecimento desta doença, sendo o País da Europa cujo último surto ocorreu há mais tempo (1956).
A Raiva ainda é uma doença activa, exemplo disso é o surto que já provocou dezenas de mortes humanas que recentemente tem assolado Angola (ver aqui).

1 comentário:

  1. Em Portugal, pelos vistos, há quem queira deixar de lado as preocupações com o controlo da raiva. Será mesmo?

    Pelo menos não será com a anuência dos Médicos Veterinários Municipais!

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado