quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Afinal as vacas morreram à fome!

In IOL Diário
O responsável pelo Agrupamento de Defesa Sanitária (ADS) de Portalegre, José Cachapa, revelou esta quarta-feira que a morte de dezenas de bovinos naquela região deveu-se à depressão imunitária dos animais, causada por carências nutricionais, pelas más pastagens, escreve a Lusa.
«A quantidade de meses com temperaturas anormalmente baixas não deixou desenvolver as pastagens, em termos de quantidade e qualidade, o que provocou que os animais ficassem imunodeprimidos», explicou.

Mistério das vacas mortas (vídeo)
De acordo com o responsável, que falava aos jornalistas na sede da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP), a «carência» de vitaminas e minerais, que deveriam estar presentes na alimentação, deixou os animais sem capacidade de resposta imunitária para se defenderem dos agentes agressores, como as bactérias.
José Cachapa sublinhou que as diversas análises realizadas nos últimos dias pelos veterinários da AADP, Direcção-Geral de Veterinária, Laboratório Nacional de Investigação Veterinária e de um laboratório especializado de Montemor-o-Novo em diversas explorações agrícolas são «conclusivas».
Agora, os responsáveis da AADP consideram que os bovinos já possuem «mais defesas», devido ao crescimento das pastagens, em resultado do tempo quente que se tem registado nos últimos dias naquela região do Alentejo.

1 comentário:

  1. Afinal a Leptospirose sempre foi um diagnóstico de secretária, à boa maneira da DGV...

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado