quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Darwin - 200 anos sobre o seu nascimento

Hoje, comemoram-se 200 anos sobre o nascimento de Charles Darwin.
A ANVETEM faz questão de assinalar esta data celebrando deste modo as ciências da Vida e congratulando todos os Municípios que, de algum modo, são força activa no seu desenvolvimento. Os nossos sinceros agradecimentos, em particular, ao que às CIÊNCIAS VETERINÁRIAS diz respeito, destacando também os Municípios como sua força motora, através de:
  1. Participação, promoção, divulgação de projectos de investigação na área das CIÊNCIAS VETERINÁRIAS - projectos relacionados com os CENTROS DE RECOLHA OFICIAL DE ANIMAIS, nomeadamente sobre zoonoses, como a leishmaniose, febre da carraça e outras, todas com impacto em saúde HUMANA.
  2. Dinamização, participação, apoio e divulgação de ENCONTROS CIENTÍFICOS no âmbito das CIÊNCIAS VETERINÁRIAS.
  3. Investigação científica ligada aos arrojamentos de ANIMAIS MARINHOS, nos Concelhos do litoral Português e protecção de fauna silvestre e da biodiversidade em franca colaboração com o ICNB e outras entidades.
  4. Protocolos com Escolas e Faculdades de Medicina Veterinária, em vários projectos.
  5. Protecção de património genético único, através da defesa de raças animais AUTÓCTONES.
  6. Dinamização de acções de divulgação e informação das CIÊNCIAS VETERINÁRIAS, no ensino pré-escolar, básico, etc, através do respectivo MÉDICO VETERINÁRIO MUNICIPAL.
  7. Respeito pela Vida e pelo Bem-EStar Animal, actualizando-se relativamente a todas as mais modernas exigências, nestes sectores, com claro investimento em estruturas mais adequadas, técnicos e "staff" treinado e com formação especifica na área...

Quis o acaso que a viagem de Darwin a bordo do HMS Beagle à volta do Mundo, se iniciasse em Cabo Verde e terminasse na Ilha Terceira, nos Açores.
Hoje em dia, a rota da CIÊNCIA E DAS CIÊNCIAS DA VIDA em particular, passa também, a nosso ver, pelos Municípios Portugueses, como acabamos de demonstrar.
Parabéns a quem, decidindo, o possibilita!
ANVETEM - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MÉDICOS VETERINÁRIOS DOS MUNICÍPIOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado