terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Pedido de colaboração com os MVM´s em estudo sobre asininos











À ANVETEM:

Venho, por este meio, solicitar a Vossa colaboração para a realização de um estudo sobre burros.
Passo a explicar o que se pretende: Estou a realizar um estudo sobre diversidade genética em burros e caracterização morfológica que servirá de base ao meu doutoramento.
Para tal temos um projecto conjunto com a Universidade de Barcelona, por intermédio do Prof. Doutor Jordi Jordana (autoridade mundial em estudos em asininos) para estudo comparativo dos burros nacionais em relação aos da Iberoamérica (Espanha, Brasil, Peru, Bolívia, Argentina, México, EUA, etc) e com a possibilidade de reconhecimento da 2ª raça autóctone de burros em Portugal, em particular o Burro Anão da Graciosa (Açores).
Deste modo pedia-lhes a disponibilização da assistência, dos conhecimentose informação sobre efectivos de burros, censos e localização para colaboração neste estudo. Pretende-se realizar uma amostragem de diferentes animais em diferentes áreas e tentar perceber os diferentes grupos populacionais existentes em Portugal e compará-los com outras populações dereferência.Refiro ainda que não existirão quaisquer encargos com as despesas de análises laboratoriais a realizar.
Aguardando uma resposta favorável da Vossa parte, e sempre ao dispor para qualquer esclarecimento adicional, apresento os meus melhores cumprimentos

António Pedro Andrade Vicente
Eng. Agrónomo, Mestre em Produção Animal

[Os colegas que possam ajudar é favor contactar a ANVETEM]

1 comentário:

  1. ora viva! desde ja espero que consiga mesmo levar avante o seu estudo. sou um mero cidadão que está do nada a tentar obter informação sobre o brurro anão da graciosa. conheço algumas caractristicas próprias deste burro e já possui um a largos anos. neste momento estou a tentar juntar tudo a que se refira a este burro por estar a tentar preparar de forma consistente um projecto em que a criação desde burro é o principal objectivo. por muito carinho a este burro e á ilha graciosa. gostaria muito se me pudesse dar alguma informação sobre se de facto existe mesmo o estatuto de raça autoctone para esta raça? e se na ilha haverá, talvez por parte do serviço de divulgamento agrário da ilha alguem no caso algum veterinário que me poderia ajudar a nivel de recolha de dados dos animais mesmo para, se possivel na futura criação, nao ter problemas de consanguinidade nos animais. seria optimo alguma ajuda que seja, ou mesmo ajuda mutua. seria mesmo optimo a recolha de dados dos animais na ilha para se criar uma base de dados sobre parentescos dos animais.assim seria muito mais facil tentar a reprodução correcta de forma a que este burro anão tão acarinhado na ilha nao se perdesse. desde já agradeço se ler esta mensagem e sua possivel resposta. deixo meu e-mail : armamed69@hotmail.com

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado