segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Centros de recolha oficiais que servem de exemplo

Certos de que a decisão da construção de um digno centro de recolha oficial de animais não depende da decisão do MVM mas sim das Autarquias, seguem exemplos de bons exemplos, muitas das vezes fruto da persistência e dedicação do Médico veterinário Municipal.
Por vezes os Médicos veterinários Municipais são injustamente mal vistos pela população, que desconhece que esta é uma profissão que envolve responsabilidades em multiplas áreas, tais como a dificil gestão dos centros de recolha de animais onde há sempre o excesso de animais entregues, as inspecção sanitárias a todo o tipo de estabelecimentos alimentares, o trabalho burocrático de gabinete, as reclamações de incomodidades por animais, as feiras e mercados, os matadouros, as campanhas de vacinação, entre muitas outras, a maioria das vezes sem o apoio e os meios necessários por parte da Autarquia e muito menos da Direcção Geral de veterinária.
Felizmente este cenário está a mudar e bons exemplos têm surgido, prova de que com meios tudo se consegue... basta haver vontade politica!

Canil/Gatil Intermunicipal de Torres Novas

Aumento de mais de 100% das adopções no Canil de Ponta Delgada

Canil Municipal do Seixal

Centro veterinário Municipal de Valongo

Canil Municipal da Amadora

Iniciativas conjuntas do Canil Municipal de Coimbra

Canil Intermunicipal da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (CIAMTSM)

(...) e muitos mais...

1 comentário:

  1. boa noite, a proposito deste assunto gostaria de alertar para o facto de não existir uma base de dados que contenha os nomes das pessoas que entregam cães em canis. muitos dos apelos que as associações recebem provêm de animais entregues nos canis municipais e é grave que por vezes tenhamos noticia de pessoas que depois de entregarem um cão ou gato num canil consigam adoptar outro. um dos graves problemas é parte da população ainda trata os animais como se de brinquedos se tratassem. deste modo sugerimos que se proceda ao recensiamento e controlo destas pessoas e que se proibam de voltar a adoptar ou mesmo comprar qualquer outro animal. esta legislação existe em inglaterra. que abandona ou entrega para canis animais deve ser considerado inapto para ter animais. não é uma medida dificil de implementar, é uma questão de boa vontade e faz todo o sentido. embora concorde que é preferivel entregar no canil um animal que não queremos do que abandoná-lo na via publica penso que hoje em dia esta questão se tornou demasiado facil.entrega-se paga-se uma taxa e pronto, assunto resolvido e depois as cãmaras que paguem. nas associações existem listas dos adoptantes "reincidentes" em abandono e maus tratos. não é aceitavel que se recebam indiscriminadamente animais em canis sem pelo menos reter alguma informação sobre quem os entrega. p.ex. por que entregou, qual o motivo, o nome, a morada, enfim os dados da pessoa e alertá-la para o facto de não poder adoptar mais nenhum. que acham de trabalharmos esta ideia? alerto para o facto de serem mesmo muitos estes casos, daí a nossa preocupação.
    fica o apelo.

    obrigada

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado