terça-feira, 27 de outubro de 2009

[Viseu] Autoridades investigam morte de pombos

A PSP de Viseu está a investigar a morte de várias dezenas de pombos que apareceram no centro histórico da cidade. A câmara municipal garante que não tem nenhum programa de controlo destas aves. O alerta foi dado à PSP por vários moradores que encontraram pombos mortos no Largo de São Teotónio e na Rua Direita. "Seriam mais de cinco dezenas",contou Isilda Pereira, que mora nas imediações da Rua Direita.
A PSP esteve no local e recolheu vários indícios que apontam para "a eventualidade de os pombos terem sido envenenados", adiantou fonte desta polícia.Os moradores acreditam tratar-se de uma nova medida de controlo da população de pombos mas a autarquia desmente. "Há dois anos levámos a efeito uma monitorização da população destas aves", reconheceu ovice-presidente da autarquia. O controlo "foi feito pelo veterinário municipal e usava um produto que era colocado na água e que impedia os pombos de procriar", adiantou Américo Nunes.
O autarca esclareceu que "actualmente a população de pombos está controlada e não tem havido problemas. Por isso a câmara não tem nenhuma acção a decorrer para esse controlo", concluiu.
Carlos Vieira, da Associação Ambientalista Olho Vivo, confirmou que "os excrementos dos pombos provocam danos nos monumentos, isso é um facto inegável mas nem sequer tem sucedido muito em Viseu". O ambientalista e deputado municipal também afirmou desconhecer "qualquer medida de controlo destas aves que existem num número aceitável e não tão elevado que possa vir a causar problemas" (como já acontece, por exemplo, em Lisboa, em Setúbal e em Coimbra).
O envenenamento de animais, um crime punido por lei, está expressamente proibido a nível europeu através de várias directivas comunitárias. Apesar de em Portugal a investigação destes crimes não ser notícia, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - frequentemente procurada pelo Ministério Público e autoridades para ajudar na investigação dos crimes contra animais - tem um serviço de ciência forense veterinária em Portugal.
O processo da morte das dezenas de pombos foi entregue ao Ministério Público de Viseu, a quem cabe agora desenvolver a acção penal.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1401378&seccao=Centro

1 comentário:

  1. Por aqui, também, ocorre esse tipo de crime. Os pombos, segundo melhor sobrevivente sobre a face da terra, apesar de algumas vezes se mostrarem inoportunos (assim como nós humanos), merecem nosso respeito e consideração.
    abraços

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado