quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Aquecimento global aumenta período de transmissão da leishmaniose

Estudos desenvolvidos sobre o aquecimento global indicam que há uma tendência para o aumento da transmissão da leishmaniose canina, devido ao aumento do período de actividade dos insectos transmissores. Estima-se que em Portugal este período pode prolongar-se até Novembro.
«Devido às alterações climáticas, a época da actividade dos parasitas tem aumentado e os cães ficam mais susceptíveis e durante mais tempo a contrair infecções, transmitidas pelas pulgas, carraças e pelo insecto flebótomo. É essencial estar atento e prolongar no tempo a aplicação dos produtos anti-parasitários, como por exemplo as coleiras impregnadas de deltametrina recomendadas pela Organização Mundial de Saúde», alerta Rodolfo Neves, médico veterinário da Intervet Schering-Plough.
De acordo com o especialista é essencial que os donos dos animais estejam cientes de que até os cães que passam a maior parte do tempo dentro de casa, podem contrair a leishmaniose. Trata-se de uma doença com evolução crónica e, sem tratamento, pode levar à morte do cão.
Segundo um estudo realizado pelo Observatório Nacional das Leishmanioses, Portugal regista uma prevalência de leishmaniose considerada elevada, com mais de 110 mil cães infectados, 6% da população canina.
--------
Nota da ANVETEM:
O médico veterinário municipal é o único médico veterinário oficial que leva a efeito um plano de vigilância de várias zoonoses em animais de companhia, entre elas a leishmaniose.
De acordo com o referido plano, o médico veterinário municipal, sempre que detectar sintomas ou sinais clínicos desta grave doença, notifica o respectivo proprietário para que seja efectuado o protocolo de tratamento (paliativo) da mesma, junto de um médico veterinário clínico.

1 comentário:

  1. [VIDEO] Alguém Já Leu o Acordo do Tratado de Copenhague?

    Um lorde inglês esta nestas últimas semanas lançando ondas de choque nos EUA quando começou a divulgar a realidade por trás do Tratado de Copenhague, que é dar a um organismo ainda sem nome da ONU o poder de intervir diretamente nos assuntos financeiros, económicos, fiscais e ambientais de todas as nações que assinarem o tratado de Copenhague.

    Veja a tradução do artigo que saiu no Wall Street Journal e o vídeo da palestra de Lord Monckton: http://www.anovaordemmundial.com/2009/11/video-alguem-ja-leu-o-acordo-do-tratado.html

    Veja tbem mais de 500 diferentes problemas que alegam ser causados pelo aquecimento global, como esse que voce publicou, e muitos deles se contrariam!!!!

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado