quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Participação dos MVMs no VI Congresso da Ordem

Decorreu nos dias 3, 4 e 5 de Outubro, no Centro Cultural de Belém, o VI Congresso da Ordem dos Médicos Veterinários, tendo a cerimónia oficial de celebração do Dia do Médico Veterinário tido lugar no dia 4, igualmente Dia do Animal e de São Francisco de Assis.
Presentes estiveram numerosos Colegas MVM, quer como congressistas, oradores, em apresentação de "posters" e/ou moderadores.

Destaque para as comunicações sobre agressividade em cães e gatos, de extremo interesse para quem como nós gere CROA's, já que um dos principais motivos pelos quais os donos abandonam e entregam os seus animais para eutanásia é a agressividade, entre outros problemas comportamentais(também abordados).
Destaque também para a excelente intervenção da Colega Alexandra Pereira (MVM Sintra) no painel "Ética e Deontologia" - "Boas práticas em medicina veterinária municipal", bem como, numa outra mesa, para o debate em torno dos produtos tradicionais, com a intervenção da Engª Ana Soeiro (Associação Qualifica) e dos Colegas Duarte Lopes (MVM Vinhais) e João Paulo Costa (MVM Boticas).
Na galeria de "posters", contámos igualmente com a participação activa do Colega de Vinhais, que apresentou o trabalho denominado: "Equinococose/ Hidatidose: Estudo Epidemiológico no Concelho de Vinhais."
Igualmente interessante e acesa foi a nossa participação na mesa redonda/debate "Clínica de animais de companhia, situação presente/ perspectiva futura", na qual foram abordados temas suscitados pelos Colegas presentes, como a exclusividade de funções do mvm, o exercício de clínica médico-veterinária em "consultórios", denominados"municipais" e a realização de campanhas massivas de esterilização de animais recolhidos nos CROA que são posteriormente reencaminhados para uma adopção consciente e responsável.
Já no Domingo e último dia do evento, foi apresentada pela APMVEAC, com quem pretendemos em conjunto divulgar este programa, o projecto "Blue Dog", um contributo para a prevenção de ataques de cães nomeadamente em crianças e no seio familiar, tendo como alvo de sensibilização e informação, escolas, famílias, delegações de saúde e hospitais, associações promotoras da segurança infantil e quaisquer outras entidades interessadas em colaborar na prevenção dos episódios de agressividade, também eles um problema de saúde pública, além de segurança.

5 comentários:

  1. Havia mais posters de Médicos Veterinários....cara coleguinha...devia estar com mais atenção...não era só desfilar a massa corporal...e procurar "BOTOS"...

    Assim se vê que não serve para continuar á frente da sua Associação e nossa ORDEM!!!

    INDIGNADOprocura reposição da verdade

    ResponderEliminar
  2. Este burro indignado não viu que está na página da ANVETEM... querias que se falasse de que posters hã?

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que Burro não o ofende porque nós gostamos de animais......
    É pena é quando se faz qualquer coisa venham sempre outros que não fazem nada criticar, porque as palavras são mutáveis mas, os actos....esses não!!

    ResponderEliminar
  4. É pena termos que comunicar com "anónimos", cuja eventual cobardia e incompetência não permitem de facto levantar o véu sobre quem fala.

    Rapidamente, pois temos mais que fazer, à ANVETEM e OMV concorreram democraticamente duas equipas (com denominadores comuns, o que se tem verificado potenciador e uma mais-valia, e não o contrário como se que fazer cer) que foram democraticamente eleitas.

    Se os resultados desses sufrágios o deixaram com um "amargo de boca e dor de cotovelo" que o fazem escrever este tipo de comentários num blog profissional e que não baixa o seu nível, recomendamos que se identifique e que vá à luta nas próximas eleições (umas e outras).

    Entretanto, se tem mais posters e informações que interessem à classe para nos enviar, faça-o por favor via anvetem@anvetem.pt e teremos todo o gosto em divulgá-las.

    A classe precisa de nível e de quem a puxe para cima e não de quem, pela sua falta de visão, mesquinhez e inveja, a afogue em conflitos menores que não interessam a nenhum Colega.

    Ana Elisa

    ResponderEliminar
  5. errata:

    Havia mais posters de Médicos Veterinários Municipais, só ou em parceria...

    era isto que queria dizer!!!

    BURRO???!!!eu!!! já dizia o scolari


    precisas dóculos ó quÊ!!!

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado