terça-feira, 14 de julho de 2009

[MVM Valongo] Projecto Coleira Vermelha - CED (captura,esterilização,devolução)

Sabe-se que no caso dos gatos, a simples captura compulsiva e abate ou adopção não são por si só suficientes para resolver o problema dos felídeos vadios. Atribui-se a falha na resolução deste problema à multiplicação descontrolada de poucos animais errantes e não esterilizados.
Pensa-se que um pequeno número de animais esterilizados num local e bem tratados (vacinados e desparasitados) impedem a multiplicação e a integração de novos animais nestes mesmos espaços.
Assim o projecto coleira vermelha consistirá em traços largos, na manutenção de uma pequena comunidade felídeos esterilizados, desparasitados e devidamente identificados em espaços privados e semi-públicos que impedirão que estes e outros animais procriem e se multipliquem.
O projecto não é neste momento extensível à espécie canina visto os impedimento legais serem muitos, designadamente, a obrigatoriedade da vacinação anti-rábica nesta espécie, a obrigatoriedade do uso de trela ou açaime em animais que circulam na via pública, a falta da recolha dos seus dejectos, a possibilidade acrescida de causarem acidentes de viação e agressões a transeuntes, as frequentes incomodidades por barulho, entre outros.

Centro Veterinário Municipal de Valongo

5 comentários:

  1. Como nos tem habituado nos últimos anos, o Município de Valongo, mais uma vez inteligente e visionário.
    Parabéns, Sr. Presidente da Câmara pela definição de prioridades relacionadas com animais, Parabéns Dr. Fernando Rodrigues (MVM) pela concretização das mesmas e pelo seu sucesso!
    Gostaríamos que todos os Presidentes fossem assim e gostaríamos, também, que todos os MVMs fossem assim!

    ResponderEliminar
  2. Os meus parabéns pelo voss excelente trabalho.
    O que eu gostaria era que mais câmaras municipais se juntassem e fizessem esse trabalho fantástico.

    Mais uma vez PARABENS

    Dália Domingos

    ResponderEliminar
  3. "Sabe-se que no caso dos gatos, a simples captura compulsiva e abate ou adopção não são por si só suficientes para resolver o problema dos felídeos vadios."

    parece evidente que no caso dos cães, também não; muito embora sejam compreensíveis os argumentos avançados pelo centro veterinário de Valongo, resta evidente que décadas de eutanásia como unica politica de controlo de populações de cães, já teriam dado resultado, se de facto fossem eficazes...
    NOvas estratégias procuram-se e, essencialmente, procuram ser aplicadas

    ResponderEliminar
  4. A Associação Animais de Rua tem anos de experiência nesta matéria. Poderão constituir uma importante ajuda.

    ResponderEliminar
  5. Já existem associações de ajuda de animais que o fazem mas é bom saber que os municípios o começam a fazer. Espero que seja um exemplo e que muitos mais se sigam!

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado