Os transportadores de pão foram esclarecidos sobre as regras de transportee venda daquele produto numa sessão realizada esta semana, em Angra do Heroísmo, pela Câmara do Comércio.
Na sessão de esclarecimento, o cabo da GNR João Martins alertou para a obrigatoriedade de abater a entrega do pão numa folha anexa ao documento de transporte, em cada distribuição/venda, ou seja, porta a porta. Por seu turno, a mesa de panificação disse que esta situação "é muito difícil de cumprir, porque não se adequa à realidade da panificação"."A distribuição de pão é feita muito amiúde, dificultando esta metodologia", acrescentou. Os empresários alertaram para o facto de estar a ser "aplicada a punição por não estarem inseridas a data e hora de fim do transporte", adiantando que isso é "quase impossível de se prever, logo muito difícil de cumprir". A GNR salientou que esta questão não é punida por lei, pelo que devem comunicar a esta entidade sempre que alguma irregularidade ocorra. Perante esta questão, os empresários convidaram a GNR a acompanhar os transportadores de pão, o que foi aceite.
Os empresários frisaram ainda a necessidade de uma acção mais efectiva no combate à economia paralela. A GNR indicou que continua a sua acção, que tem surtido efeitos, tendo já sido levantados 49 autos este ano. O cabo João Martins referiu igualmente que a GNR actua em casas particulares, pelo que é importante denunciar este casos, para que possam actuar.
Na ocasião, o médico veterinário Diogo Costa apresentou as exigências em termos de higiene e segurança alimentar no transporte de pão, tendo salientado as mais-valias alimentares do pão. Foram referidas as características técnicas que as viaturas devem ter, bem como as inscrições que devem estar no exterior - "transporte de pão" ou "transporte e venda de pão". Foi igualmente exposto que a caixa de carga não pode ser utilizada para outros fins.
Além disso, o vestuário do pessoal afecto à distribuição de pão tem de ser branco ou de cor clara. Diogo Costa referiu ainda que a Organização Mundial de Saúde recomenda que cada pessoa consuma cinquenta quilos de pão por ano, o que deixou osempresários satisfeitos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado