sexta-feira, 17 de julho de 2009

[Leiria] Ampliação do canil Municipal

Cerca de três anos depois de ter sido anunciado o projecto de ampliação do canil municipal de Leiria, o espaço pode agora receber cerca de 42 animais, mais 27 da capacidade que tinha.
Pedro Nogueira, veterinário municipal, explicou ao Diário de Leiria que o canil fica dotado de 14 celas, que poderão acolher três animais cada, "consoante o tamanho e o volume do animal".
Questionado sobre o possível aumento de animais recolhidos durante o Verão, Pedro Nogueira disse que "não há alturas para descanso". "O único funcionário que existe no canil para fazer a recolha trabalha todo o ano", esclareceu aquele responsável.
Além da recolha de animais nas ruas de Leiria, o canil dispõe de um serviço gratuito de acolhimento, ou seja, "a Câmara Municipal não cobra dinheiro às pessoas para virem entregar o animal", situação que Pedro Nogueira acredita levar os donos "a pensar duas vezes" antes de
abandonarem os cães. "Sabem que não pagam nada, e o canil fica cada vez mais conhecido", frisou.
Os animais entregues ao canil são, sobretudo, "cães velhos ou doentes, que são abatidos de imediato", adiantou, destacando a aquisição de uma arca congeladora, que irá permitir colocar animais depois de abatidos para serem depois transportados para o aterro.
Contactada pelo nosso jornal, que pretendia apurar a média de animais recolhidos pelo canil, a câmara de Leiria fez saber que os dados "só poderão ser divulgados após supervisão" da vereadora do Ambiente, Neusa Magalhães, que se encontra de férias. Ainda assim, o Diário de Leiria apurou junto do veterinário municipal que o número de animais recolhidos
não tem aumentado nos últimos anos.

7 comentários:

  1. "Os animais entregues ao canil são, sobretudo, "cães velhos ou doentes, que são abatidos de imediato"

    Pensei que a função do veterinário seria curar ao invés de matar.

    Não admira que a Neusa não queira revelar os dados, nem mesmo quando voltar de férias.

    ResponderEliminar
  2. Só 42 animais??? Devem estar a brincar...

    ResponderEliminar
  3. "destacando a aquisição de uma arca congeladora, que irá permitir colocar animais depois de abatidos para serem depois transportados para o aterro"
    Animais abatidos para o aterro?
    Tem piada, ia jurar que uma das condições para a licença de funcionamento de um canil de abrigo/recolha municipal era precisamente terem um inceneradora.
    Será que a Lei é só para alguns?

    ResponderEliminar
  4. O facto de não se pagar nada para deixar um animal num canil para ser abatido parece ser uma medida bastante educativa!!! Acho que deve-se incentivar as pessoas a não abandonar os animais quer na rua quer em canis municipais para serem abatidos, principalmente porque muitas vezes o fazem sem qualquer razão justificável, como ser velho, por exemplo.
    Acho que fica bastante bem a um veterinário municipal admitir num jornal que os animais abatidos vão para um aterro quando a lei manda que se faça a sua incineração até por questões de saúde pública, já que dizem que a maioria estão doentes...mas pelo menos foram honestos ao admitir que não cumprem a lei ao contrário de outros municípios!

    ResponderEliminar
  5. Não sei o que pensar, mas é importante que haja um sítio para onde os animais abandonados por gente irresponsável possam ir sem pôr em causa a segurança dos automobilistas que às vezes têm graves acidentes devido às pobres criaturas deambulantes que depois acabam por ficar a sofrer na berma das estradas aonde ninguém as "VÊ"!
    O governo tem que agir no que diz respeito à obrigatoriedade dos donos dos animais os registarem, só assim poderá haver algum controlo para protecção das pobres criaturas.
    Esperança Melo

    ResponderEliminar
  6. Ola,gostaria muito de os poder ajudar de alguma forma. Neste momento não me é possivel adotár nenum animal,tendo em conta que tenho 4 gatos, 3 deles recolhidos da rua, mai 3 cães, 1 tambem recolhido e o outro foi por circuntansias de falecimento da minha sogra.SE precisarem de ajuda, como trabalho velumtário estou ao dispor. Sem compromisso.

    ResponderEliminar
  7. Realmente este Portugal é uma vergonha!!!
    Um canil no meu ponto de vista deveria ser um local onde os cães tivessem um abrigo e não pasarem tanta fome! Se não for para isso que andam os canis a protestar falta de condições para lá ter os cães?
    "cães velhos ou doentes, que são abatidos de imediato"???
    isso é o mesmo que dizer que as pessoas idosas não tem direito à vida depois de uma certa idade e se adoecerem.
    será que os cães mesmo mais velhos ou doentes não teram o mesmo direito à vida que os jovens e saudaveis?

    Artigo 1º dos direitos doa animais:
    1. Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado