segunda-feira, 8 de junho de 2009

Não recolha animais da via pública - solicite a intervenção do CROA

Caros colegas,
Hoje deparei-me com uma situação que me deixou perplexa.
Um cão dos meus pais perdeu-se, como recebo os alertas de animais perdidos do site encontra-me.org e considero um sistema interessante, inclusive recomendo-o a quem perde animais, decidi anunciar o desaparecimento do animal por esta via.
Ao explorar um pouco mais a informação que lá é disponibilizada, deparei-me com o texto que envio em anexo, onde é totalmente desaconselhada a entrega de animais encontrados nos centros de recolha oficiais.
Há anos que o nosso trabalho tem sido credibilizar o nosso serviço, um serviço com mais de 70 anos, esta tarefa tem sido contínua e exige muita disponibilidade, empenho e profissionalismo.
Esta confiança em nós, permitirá que as nossas acções sejam efectuadas com a colaboração dos cidadãos e que estes confiem no nosso desempenho.
Na nossa actividade diária, nós desaconselhamos o abrigo de animais encontrados em casas particulares, não só porque dificilmente os donos encontram os seus animais, como também porque considero que uma posterior adopção destes animais não será legítima e ainda porque poderá pôr em risco a saúde e segurança de quem contactar com os animais recolhidos.
Em campanha de vacinação já me deparei com animais adoptados por associações que estas tinham assumido como abandonados, mas que estavam identificados e os proprietários procuraram os animais nos canis municipais não os encontrando.
Em alguns destes casos foi concretizado o retorno à anterior família, por assim o desejarem após vários meses de separação.
Estas ocorrências foram assinaladas porque os animais se encontravam identificados, provavelmente são inúmeras as situações similares que não são detectadas.
Diariamente somos visitados por proprietários que procuram os seus animais, vivos ou mortos, por vezes, durante meses e mesmo anos, nunca os encontrando.
Por outro lado, este texto incita à recolha de animais desconhecidos o que desaconselho totalmente a quem nos procura, considero a recolha de um animal errante por não profissionais um risco para a saúde pública.
A recolha de animais por profissionais e a observação obrigatória pelos médicos veterinários municipais tem uma razão de existir.
Gostaria que a DGV assumisse uma posição face a estas situações que considero que contraria os objectivos das autoridades sanitárias e desfavorece os animais e seus proprietários.

Beijinhos
Adélia Alves Pereira
Médica Veterinária [MVM Porto]
----------
O artigo supra-referido encontra-se em:

26 comentários:

  1. talvez a eutanásia após 8 dias de não adopção é o que encoraje as pessoas a não entregarem os cães aos canis...

    ResponderEliminar
  2. Se um particular tem a possibilidade de resgatar um animal da rua, colocando-o em sua própria casa, em vez de o expor à possibilidade de abate (em 8 dias) num canil municipal, considero excelente, mesmo porque não partilho da opinião, em que considera que desta forma os animais não são encontrados pelos donos. Só não são encontrados, os que não são procurados, e grande parte foram simplesmente abandonados, mesmo com identificação electrónica, porque os particulares levam os animais resgatados às clinicas, para verificar se os animais têm identificação ou não, e há donos que ao serem contactados dizem "esse cão fugiu, agora tenho outro e não quero mais esse, faça o que quiser", e muitas outras desculpas esfarrapadas, quando não dizem directamente que lhe abriram a porta e que ou era isso ou o canil, e que se alguém o apanhou estava cheio de sorte. Nestas situações vamos fazer o quê, levar para o canil? Não, procura-se alguem que permita o animal ser feliz, uma vez que teve o azar de encontrar um mau exemplar humano da primeira vez. Os animais retirados da rua, são levados a consultas para saber o estado de saúde, são tratados, por vezes operados para salvar-lhes a vida, são desparasitados, vacinados e esterilizados, mas tudo a custos de quem recolhe o animal, sem existir qualquer tipo de ajuda de qualquer entidade ou organismo deste país. É um trabalho voluntário, cuja retribuição é a felicidade do animal.

    ResponderEliminar
  3. M. Santos tem razão.
    O que acho, pessoalmente, é que as Câmaras Municipais deviam suportar os custos do que está descrito neste post, e estas tarefas deviam ser idealmente feitas pelos médicos veterinários municipais.
    Assim, conjugar-se-ia o que refere a Drª Adélia com o que é sentido pela maioria da população, ao encontrar animais - a falta de apoio médico-veterinário por parte dos Municípios.

    A votar, meus Amigos, nas próximas Autárquicas, apenas em Presidentes de Câmara que garantam um médico veterinário de serviço ao respectivo Concelho e apoio médico-veterinário condigno aos animais recolhidos e entregues nos canis/gatis municipais!

    ResponderEliminar
  4. É com grande admiração e revolta que me deparei com este artigo...

    Começo sinceramente a achar que os Médicos Veterinários da Anvetem vivem num Portugal cor de rosa interdito ao comum dos mortais. Assumo publicamente que já retirei vários animais da rua. De todas as vezes os levei directamente ao veterinário (onde foi feita leitura do chip), de todas as vezes verifiquei em vários portais da internet se andava o dono à procura dele, todas as vezes coloquei anuncios nos jornais...e de todas as vezes NUNCA apareceu um dono.

    Se não fossem os particulares e as associações a fazer o trabalho que os municipios deveriam fazer o número de animais errantes seria absurdo. Pelo menos nós PARTICULARES e ASSOCIAÇÕES fazemos algo por eles e pela saude publica. Suportamos as despesas, tratamos deles evitamos que andem por aí a espalhar doenças...

    É preciso ter lata (desculpem o termo) para andar por aí a recomendar a entrega dos animais nos centros de recolha onde muitas vezes só vêm o vet municipal no dia do abate. Onde raramente é feito o exame de "admissão", onde raramente são tratadas feridas e outros problemas de saúde, onde raramente é feita divulgação para uma nova adopção.

    Querem acabar com as associações porque??? Elas fazem algum mal a alguém??? Que eu saiba fazem o trabalho que os vet municipais deveriam fazer...

    É triste...muito triste

    ResponderEliminar
  5. O problema não é das associações, é mesmo da mesquinhez de quem integra as suas fileiras.
    Infelizmente nunca conheci nenhuma que se aproveitasse por isso tanta repulsa no trabalho conjunto.
    Se pusessem os olhos no que se faz lá fora, com associações dignas e geridas por gente responsável talvez fossem a algum lado.
    Tenho uma pergunta às associações, que é saber porque nunca devolvem um animal a quem o perdeu. Fazem logo circular mail a dizer que é mau dono, e mandam o animal para o lado obscuro, a correr de casa em casa.
    Ou melhor de fat em fat.
    Não sabem que existe um mecanismo legal para estas situações. Não sabem que as Câmaras Municipais são as unicas entidades que podem recolher ou devolver animais errantes? Porque é que a Lei foi assim feita? Para prevenir o crescimento de associações de vão de escadas e de lingua comprida.

    ResponderEliminar
  6. Tanta coragem em anonimato...e mais não digo...

    ResponderEliminar
  7. Se em Portugal existissem associações "como lá fora" não existiriam canis municipais como os que temos "cá dentro" e a maioria dos municipais estariam "dentro" por corrupção ou maus-tratos a animais...

    ResponderEliminar
  8. Corrupção?? e presos por maus-tratos? Perderam o juízinho..

    ResponderEliminar
  9. De facto o comentário da M. Santos é totalmente sensato e real. Se não fossem os particulares muitos dos animais seriam pura e simplesmente eutanasiados sem dó nem pedade quer tenham dono quer não tenham. Se calhar nem todos esperam os 8 dias para morrer! Como é que podemos saber? De facto muitos particulares tiram o trabalho aos Veterináros só que têm de dispender do seu próprio bolso o tratamento que é dado a um animal encontrado. Faz algum sentido que sejam os particulares a recolher e a castrar os animais para que não se reproduzam em excesso? Porque não é feito pela autarquia? Porque é que só pensam em eutanasiar? Ficará mais barato? Dúvido sinceramente. Porque não se faz mais campanhas de sensibilização? Porquê não se pune os prevaricadores? Por favor Dra. Adélia deixe os particulares actuarem quando se deparam com certas situações. Entregar num canil NUNCA. Estamos em Portugal não estamos no Paraíso!

    ResponderEliminar
  10. Desencorajo qualquer pessoa que encontra um animal abandonado a entregá-lo num canil municipal. O principal motivo prende-se com a lei que autoriza o abate passados 8 dias. entregar um animal num canil municipal é condená-lo à morte!
    Os canis/gatis municipais são focos de doenças para os animais que lá vão parar.
    Se este serviço está descreditabilizado será por culpa deste serviço, não?
    Inês Grey

    ResponderEliminar
  11. Encorajo qualquer pessoa que encontre um animal a cumprir a Lei ou seja, a entregá-lo no canil municipal a fim de os donos os poderem reaver durente o prazo legal e no final possam ser encaminhados para adopção com ou sem a ajuda de uma associação.
    Se as Associações estão associadas a pessoas com deficits psicológicos graves, que em vez de lutarem por instalações condignas para animais, os fazem deambular de casa em casa, por locais obscuros, por vezes reunidos às dezenas sem qualquer tratamento médico ou vacinas. A culpa das associações estarem associadas a um serviço tão precárioe tão mal vistos é vossa não?
    Sinceramente, não vejo qualquer tipo de proteccionismo animal.
    Já agora para concluir gostava de dizer que acho piada aos novos net-protectores que em vez de se empenharem em colaborar e ajudar, preferem vir dizer todo o tipo de barbaridades contra uma classe de funcionários públicos que presta um serviço necessário e realista à sociedade.
    Querem um conselho? Comprem um tamagochi!

    ResponderEliminar
  12. O que mais me intriga é que nunca ninguém fala do lado obscuro das associações, dos desvios dos dinheiros das quotas dos associados, dos esquemas sinuosos que têm com criadores e alojamento e comércio ilegal de animais, da máfia que aproveita o bom-coração de muitos médicos veterinários e os põe a trabalhar de borla...cobrando para o seu próprio bolso quando "dá o animal para adopção". Verdadeiros burlões!
    Ou ainda da falta de honestidade de algumas associações, que se abotoam com os donativos de campanhas várias e, em vez de os distribuirem por outros necessitados, deixam por exemplo estragar toneladas de ração - quem não sabe desta "história"?.
    Ou também da verdadeira MISÉRIA que são a MAIORIA dos canis de associações, de longe muito piores que os canis municipais.
    Já para não falar no dinheiro que todos pagamos como contribuintes e que muitas câmaras dão a Associações deste calibre, todos os meses, aos 5 e 6 mil euros.
    Isto é que uma vergonha!

    ResponderEliminar
  13. O que aqui estou lendo deixa-me verdadeiramente triste...sempre protegi e ajudei animais pensando somente no que estes queridos seres, deixados à sua sorte sofrem com o abandono. Faltava-me agora não confiar nas associações...e pensar que estas andam a explorar animais. Não vou acreditar porque seria uma falta de TUDO...nem tenho palavras.Quando falamos temos de saber o que dizemos e ter a certeza do mesmo. Quem gosta de animais,(pois estes merecem mais que muitas pessoas)tem de ficar unido e não se atropelando, para bem dos mesmos. Claro que muitas pessoas que aqui vêm devem achar que gastos com animais são um desperdício.Eu prefiro ajudar estes seres desprotegidos do que viciados e malandros.

    ResponderEliminar
  14. OLá, Adélia!
    Daqui Ana Elisa; não poderia deixar de publicamente manifestar o meu apoio pessoal e o apoio institucional da ANVETEM ao teu "post" e à mensagem que nele deixas.
    Infelizmente, o mundo não está cheio de "bons entendedores" mas esse é, também, o nosso trabalho: informar e educar.
    Por isso, também, é tão mais fácil e eficaz com crianças - percebem (questionando sempre de um modo mais inteligente do que os adultos), aprendem e ensinam aos pais ou responsáveis.
    São a minha grande aposta pois, como vês, com a maioria dos adultos é praticamente impossível passar uma mensagem sem que haja alguma espécie de "misunderstanding".
    Continua o teu bom trabalho, as provas que tens com ele dado são públicas e confirmam o teu constante empenho e profissionalismo.
    A ANVETEM agradece-te e congratula-te!
    um beijinho
    Ana Elisa

    ResponderEliminar
  15. Nem todas as câmaras têm um canil como o do Porto.
    Há terras que não têm canil municipal, como é o caso de Vila Pouca de Aguiar.
    Perigo para a saúde pública a recolha de animais por cidadãos não profissionais?
    Sabe o que uma pessoa minimamente sensata faz quando recolhe um animal? E se for um veterinário a recolher o animal, já pode? Já não há perigo? Ou esse perigo só é afastado quando o animal é visto por um veterinário municipal?
    Ou o interesse é outro - monetário - porque dando entrada no canil e aparecendo o dono, depois este tem de pagar um determinado valor?
    Não quero pensar nisto!
    Já resgatei imensos animais e todos são no mais curto espaço de tempo observados por um veterinário. Onde está o perigo para a saúde pública?
    O Gaspar foi encontrado no Porto com fome e cheio de carraças. Tirei-lhe as carraças e foi para o veterinário. Foi anunciado. Ninguém o reclamou. Foi vacinado, esterilizado e encaminhado para adopção consciente. Hoje é um cão com qualidade de vida.
    Onde está o perigo para a saúde pública? Parece-me que ele existiria se o cão continuasse na rua, alguma criança o apanhasse e com ele também uma alguma carraça, podendo contrair a febre da carraça. Ou não?
    Uma labradora vagueava pelas Caldas da Rainha. Foi recolhida por um amigo. Pediu-me ajuda. A cadela veio para o Porto onde ficou albergada. Não tinha identificação.
    Apareceram os donos ao fim de três dias. Tivemos a gratidão de toda a família. Foi-me dito pelo amigo das Caldas da Rainha que jamais a deixaria no canil porque e passo a citar:”aquilo é um barraco que ninguém sabe onde fica”. Não fui eu que o disse, nunca visitei o canil das Caldas.
    Onde está o perigo para a saúde pública?
    Os donos foram prejudicados em quê? O animal beneficiou ou não?
    A semana passada resgatei uma gata dum quarto andar dum prédio. Guardei-a em casa. No dia seguinte foi entregue à dona.
    Há duas semanas um amigo recolheu dois labradores feridos da auto estrada. Os cães foram imediatamente observados pelo veterinário.
    Não tinham identificação. Foram entregues aos donos ao cabo de cinco dias.
    Acho que consegue imaginar o acidente que dois labradores podem causar numa auto estrada, não? Acha que quem os recolheu teria coragem para os colocar num canil de abate?? Com toda a sinceridade, acha mesmo isso?
    Pergunto, se os animais dessem entrada numa sexta feira, quem lhes efectuaria o tratamento durante o fim de semana? Teriam comida, água? Em qualquer canil municipal?
    E os canis municipais que têm doenças? Sim, como por exemplo a esgana. Imagine um cão sem vacinas ou um bébé....
    Acha que me passaria pela cabeça algum dia entregar um cão num canil municipal que não o do Porto? Sem conhecer as pessoas, sem conhecer o responsável, sem conhecer minimamente o canil? Jamais.
    E se esse cão tiver dono e andar perdido, como pode ver pelos exemplos, ele regressará a casa.
    Sempre que alguém consciente encontra um cão vai colocar o seu apelo nos canis municipais, nas lojas de animais, nas clínicas veterinárias, vai espalhar cartazes pelas ruas. Não será nunca pelo facto de o animal não dar entrada no canil municipal que o dono deixa de o encontrar.
    Por outro lado, vou só dizer uma última coisa:
    Há uns meses encontrei na minha rua uma cadela com o cio. Recolhi-a e publicitei-a.

    Enviei o apelo para o canil do Porto e falei com a Dra Adélia. Reenviei o apelo passado algum tempo.

    Nunca até hoje recebi qualquer resposta sobre se teria aparecido alguém no cail à sua procura.

    Canis municipais, associações e cidadãos deveriam estar todos do mesmo lado. Todos pela protecção dos animais. Tenho pena quando surge um fosso e os caminhos são divergentes e não convergentes.

    Tudo se resolve a bem dos animais e dos seus donos quando se trata de pessoas sensatas que pretendem, de verdade ajudar os animais.

    Sejamos todos sensatos e ajudemo-nos uns aos outros. Só assim a causa animal sai a ganhar. E no fim de contas, é isso que todos pretendemos ou não?

    ResponderEliminar
  16. Por que será, Ana Elisa? Mas olhe que não são só os adultos não veterinários que não compreendem.

    Conheço médicos veterinários que têm a mesmíssima opinião que nós adultos leigos na matéria e maus entendedores.
    Um deles até é a minha amiga Maria, médica veterinária numa clínica do Porto.
    Se não publicarem, não interessa, ahão-de ler que é o mais importante. Helena

    ResponderEliminar
  17. Acho bonito pôr palavras na boca dos outros, principalmente quando são falsas, mas tudo bem.
    O sócrates também me disse que a crise vai passar esta semana.

    ResponderEliminar
  18. Como jé aqui disseram, devíamos estar todos do lados dos animais abandonados. As câmaras (e respectivos vet's) deviam aceitar de bom grado a colaboração das associações. Pena que só algumas câmaras em Portugal colaborem...pena que apenas uma infima parte dos veterinários municipais nos veja com uma ajuda e como uma mais valia, pena que a maioria dos vet municipais nos vejam como "concorrência" não sei muito bem de quê.

    Ainda bem que temos tão "bons" veterinários municipais para salvarem os pobres dos bichos de pessoas mesquinhas e obscuras das associções burlonas. Essas associações e particulates monstruosos que andam por aí a roubar cães à morte certa e ao sofrimento da rua, que abdicam de muita coisa para poder pagar contas de veterinários e alimentação, que se preocupam com as condições dos possíveis adoptantes, que se desgastam fisica e emocionalmente só para "roubar" trabalho aos veterinários municipais.

    Ironias à parte, sei que nem todos os vet municipais são assim. Sei que há bons médicos que compreendem o trabalho de quem gosta mesmo de animais e que apoiam as associações porque as vêm com uma ajuda na luta contra o abandono e os maus tratos.
    Infelizmente a maioria dos médicos veterinários não passam de comerciantes frustrados e sabemos todos muito bem porquê...

    ResponderEliminar
  19. Que outra coisa seria de esperar da anvet senão proteger os seus interesses.
    Essa visão estrabica, em que são os donos da razão e todos os outros são papões a quem se deve apontar o dedo, esquecem é que quando o fazem têm 3 dedos a apontar para si mesmos ;)...
    É de louvar o trabalho dos MÉDICOS VETERINÁRIOS, quando defendem aqueles que têm o dever de proteger os animais, agora quando defendem os seus interesses como funcionários públicos ...deve ser alguma piada!!!
    Essa senhora que tirou uma licenciatura em veterinária, quando apelou no encontra-me.org, deve ter lido vários relatos de animais que mesmo identificados, deram entrada em canis municipais e não foram entregues aos donos, e outros que saíram de lá com doenças que terminaram na sua eutanázia ou morte, não??!!
    Talvez tenha conhecimento a que departamento pertencem o canil municipal de LISBOA( a capital deste país cor-derosa)??
    DHURS
    departamento de higiene urbana e resíduos sólidos??? Isso por si é bastante esclarecedor...
    Quantas horas trabalha um veterinário municipal nesse hotal de 5 estrelas que é o canil municipal????E estou a falar de tempo de trabalho efectivo, registado electronicamente, como nos hospitais :)))...
    E já agora, o resto dos trabalhadores são especializados em...???
    - Cantoneiros, varredores do lixo...e outras especializações altamente controladas por testes psicotécnicos...para despiste de possiveis déficits psicológicos graves :)....
    AH!...E para finalizar, temos canis municipais em o comum munícipe ou tem carro para se deslocar até lá, ou dinheiro para táxis, pois a camara municipal esqueceu-se de o servir com transportes públicos ou acessos dignos, afinal é objectivo dos canis municipais...reunir os animais aos seus donos!!!
    Estou a ver, realmente o objectivo principal e mais urgente da anvetem é de facto a luta contra os munícipes(que lhe pagam os ordenados ), as associações de protecção animal(que em grande parte são formadas por VOLUNTÀRIOS que dão do seu tempo GRATUITAMENTE para o bem estar de inumeros animais)...
    Gostaria de ouvir que a anvetem conseguiu que em todos os munícipios, se fizem-se gratuitamente campanhas de esterilização de animais de companhia e errantes e campanhas de informação/educação para a adopção ou como ser um dono responsável!
    E já agora como têm tanto orgulho no vosso trabalho,( e uma vez que as visitas de estudo sãouma arma enquanto projecto educativo), que tal visitas de estudo aos canis municipais, desde a mais tenrra idade, para que a mensagem chegue assim a todos (adultos preconseituosos e tudo???).
    É muito fácil falar de pequenas realidades como se fossem a única!
    A VERDADE é que não existe UMA verdade, existem MUITAS!!!!
    Tenho a certeza que de ambos os lados existem PESSOAS que se batem por um bem maior que não elas próprias, é nessas ue reside a ESPERANÇA DE VERDADE!

    ResponderEliminar
  20. "...Se as Associações estão associadas a pessoas com deficits psicológicos graves, que em vez de lutarem por instalações condignas para animais, os fazem deambular de casa em casa, por locais obscuros, por vezes reunidos às dezenas sem qualquer tratamento médico ou vacinas."

    Esse seu tipo de comentários pode consubstanciar um crime, sabia disso?

    Classe de funcionários públicos que presta um serviço necessário e realista?

    Desculpe, já visitou o canil de LISBOA?

    Qual é o seu problema com as associações de animais?

    Pensava que era suposto canis e associações estarem do mesmo lado. Pelas suas palavras noto um ódio às segundas.

    Com toda a certeza que o Romeu não é um Amigo dos animais. Espero com muita sinceridade que não seja médico veterinário e municipal.

    Ora vamos ver se isto é publicado. Também se não for, é lido, é o que me interessa.
    Helena

    ResponderEliminar
  21. cara helena, a falta de condições será culpa dos veterinários ou dos executivos camarários, ainda não percebeu isso?
    Os seus moralismos são ridículos, porque quem está a desrespeitar a Lei é a senhora.
    Alega tanto o bem dos animais, e olhe, acha que eles estão a ser respeitados encafuados na zoófila, já que fala em Lisboa?
    E a senhora em vez de vir para aqui cheia de moral já arregaçou as mangas e foi limpar as jaulas deles?
    tss tsss
    Gostava de ver isto publicado...

    ResponderEliminar
  22. Anónimo, já que não tem nome,

    Nunca visitei a União Zoófila. Não conheço as suas instalações.
    No entanto, não, não acho que os animais tenham qualidade de vida encafuados lá ou noutra associação. Há algumas associações que são iguais aos canis, com a excepção de que não matam mas moem.
    Mas quem lhe disse que sou a favor de meter os animais a viver para sempre em associações?

    No entanto, há gente excelente nas associações que luta incasavelmente por melhorar a vida de cães e gatos abandonados e eu não entendo o ódio que sinto por parte de alguns vets municipais.

    Doeu-lhe falar no canil de Lisboa? Por quê? Já agora conhece-o? Já lá foi? Nem fui só eu aqui a mencionar a maravilha do hotel que é o canil municipal de Lisboa engraçado!

    Eu a desrespeitar a Lei? Então em quê? Estou curiosa!!!

    Quanto ao arregaçar as mangas, de facto nunca fui limpar as jaulas da Zoófila. Mea culpa.

    Mas porquê? Está interessado em saber o que eu faço? Posso, se assim entender, elaborar um relatório sobre as minhas actividades profissionais e extra curriculares.

    Por fim anónimo, gosto da sua humildade em assumir a falta de condições dos canis municipais. De facto, ao menos tem a seriedade e a umbridade de admitir que algo não está bem.

    Acredite que é culpa de uns nuns casos e culpa de outros noutros casos.

    ResponderEliminar
  23. A Dra. Adélia refere que os animais que deambulam pela rua devem ser entregues ao canil municipal para que os seus "donos" os possam encontrar?! Sendo veterinária num canil municipal deverá certamente ter consciência que nenhum canil municipal terá capacidade para abrigar todos os animais "errantes", já para não falar nas (poucas/nenhumas) condições e alimentação! Logo, significa que os seus "donos" têm de os encontrar no canil num prazo restrito de 8 dias, caso contrário estes deixam de existir!

    Claro que, como em tudo, há bons e maus exemplos de canís tal como associações, na verdade existem é boas e más pessoas e se as pessoas fossem conscientes e verdadeiramente racionais e humanas não seriam necessários abrigos ou canís...

    Contudo que na verdade, a maioria dos canis municipais em Portugal são uma miséria quanto ao respeito pelos direitos dos animais!

    ResponderEliminar
  24. O melhor seria um plano de esterilização e identificação a nivel nacional.
    Se todos os animais que saem de canis e associações fossem esterilizados diminuiamos o nº de ninhadas nascidas e abandonadas.
    Se todos os animais que são vendidos/adoptados em pet shops, criadores, canis e associações tivessem o microship talvez o número de abandonos diminuisse.
    Mas isso é o mundo dos "ses"

    O melhor seria que as pessoas que querem abandonar um animal não o fizessem pela porta de um carro e o entregassem num canil!
    O melhor seria que vissemos um cão ou um gato como um membro da familia! Mas mesmo assim, vejamos as brutalidades que se comentem com as crianças e os séniores!

    Não critiquem as pessoas que acolhem animais em casa! Se não fossem elas o sofrimento dos animais era bem maior!
    Quem recolhe um animal costuma tomar as devidas precauções de higiene e de posse.

    Revoltem-se para quem abandona e não quem protege!

    Uma amiga e defensora dos animais,
    Alexandra Santos

    ResponderEliminar
  25. Perciso de ajuda. Encontrei um animal a deambular em lisboa , velho , cego e magro , ja de velaha idade, e como cidadao , peguei no animal e levei para o canil de lisboa . O canil recusouo animal e disse que tinha que que ir a policia. No entanto apos ir a policia e com o papel da psp recusaram se a receber o animal. deixei o no interior do canil , e agora querem aplicar uma coima por abandono de um animal que nem é meu . O que fazer ? alguem sabe ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mesmo...eu tenho uma cadela pondega de caca acheia a beira da estrada nao aceitam no canil e nao tenho onde por alguem sabe que fazer

      Eliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado