quinta-feira, 17 de setembro de 2009

[Terceira] Concurso do cão Barbado

Para já o V Concurso do Cão Barbado da Terceira conta com duas dezenas de inscritos. O evento, promovido pela Associação Açoriana de Criadores do Cão Barbado da Ilha Terceira (AACCBIT), terá lugar na Praça Velha, a partir das 15h00.
O Cão Barbado da Terceira será o protagonista da tarde de sábado, 19 de Setembro, a propósito do Concurso do Cão Barbado da Terceira, promovido, à semelhança dos anos anteriores, pela AACCBIT e organizado pela Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário e Clube Português de Canicultura (CPC).
Ao todo está prevista a participação de 40 exemplares nas classes Jovens (machos e fêmeas com mais de seis meses) e Adultos (machos e fêmeas com mais de 15 meses), o que perfaz a classificação de uma dúzia de prémios na totalidade, conforme revela a presidente da AACCBIT.
“No momento contamos com 20 mas prevemos o dobro dos inscritos até ao dia do evento”, diz Paula Lima, em declarações ao nosso jornal, referindo os requisitos que vão desde os registos legais (Inicial e LOP) até aos devidos cuidados de saúde.
Na prática, explica, o júri do concurso, constituído por Manuel Loureiro Borges, elemento do CPC, deverá avaliar a entrada em ringue, desfile e andamentos, entre outras particularidades desta que é a décima raça de cães portuguesa.
Paula Lima considera, por isso, que “nunca será demais salientar a importância cultural que tem para nós terceirenses e açoreanos em geral”, sendo que actualmente, revela, verifica-se um aumento significativo da procura deste “melhor amigo do homem”, sobretudo no continente. “Está a ser cada vez mais valorizado na Terceira e continente. São muitas as pessoas que entram em contacto com a Associação para conhecer melhor e adquirir o cão barbado”, sustenta a responsável.
De acordo com o estalão, disponível na página da web da AACCBIT, o comportamento e carácter do cão Barbado da Terceira “é companheiro e fiel ao dono, inteligente, de ensino fácil, alegre, meigo e voluntarioso”, tendo como aspecto geral “rústico, com corpo forte e bem musculado, coberto de pêlo comprido, abundante e ondulado”.
Em termos de utilização, a mesma fonte refere que “é um cão de gado por excelência, muito ágil e dinâmico, conduz e junta o gado com grande facilidade, sendo utilizado também no maneio do gado bravo. É utilizado ainda como cão de guarda, função que desempenha com eficácia. Devido ao seu carácter afável e de ensino fácil é um bom cão de companhia”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado