sexta-feira, 21 de agosto de 2009

[Porto e Gaia] Canil intermunicipal espera autorização

Área Metropolitana Porto e Gaia querem avançar. Maia também interessada

É urgente a criação de um canil intermunicipal na Área Metropolitana. São os municípios que o assumem face às más instalações que têm para acolher cães e gatos. Porto e Gaia esperam autorização para usar terreno.
A criação de um canil/gatil/hotel que sirva os dois concelhos é uma ideia com alguns anos que tem sido abordada pelos vereadores do Ambiente do Porto e de Gaia.
O terreno está escolhido - fica próximo do Parque Biológico, na confluência das freguesias gaienses de Vilar de Andorinho, Oliveira do Douro e Avintes - mas falta autorização da Estradas de Portugal, uma vez que pode tocar a zona de protecção da A1. O terreno foi entregue à Autarquia na sequência das expropriações para a construção da autoestrada.
Há cerca de três meses, a Câmara de Gaia enviou um ofício à Estradas de Portugal, questionando-a sobre a possibilidade de instalar um canil naquele terreno, mas ainda não obteve resposta. "Logo que tenhamos uma resposta positiva avançamos com um concurso público", explicou, ao JN, Mário Fontemanha, vereador do Ambiente da Autarquia gaiense. Falta decidir se o concurso abrangerá a concepção, construção e exploração do canil ou só a exploração.
Em cima da mesa está também a a hipótese de uma candidatura aos fundos comunitários. "Estamos a ver se encontramos um eixo onde possamos encaixar uma candidatura para a construção de um canil intermunicipal", referiu José Franco, chefe de Divisão de Higiene Pública da Câmara do Porto.
Porto e Gaia estão dispostos a avançar, mas a Maia também já mostrou interesse num canil intermunicipal. Mário Fontemanha diz o projecto está aberto a outros concelhos e até defende que devia ser feito à escala metroplitana. Mas a Junta Metropolitana não se tem debruçado sobre a questão.
Em Gaia, a situação é de tal modo urgente - o actual canil fica nas traseiras dos Paços do Concelho sem condições - que estão a ser construídas instalações provisórias nas oficinas municipais.
No Porto, o canil municipal, na Rua de S. Dinis, têm mais de 70 anos. Nas 51 jaulas para cães estão os recolhidos pelas equipas de rua, os abandonados, os perigosos e os com perfil para adopção. No primeiro semestre do ano foram entregues para adopção 231 animais. Para os gatos há 38 celas num bloco de betão, escuras e pouco adequadas ao bem-estar dos animais. Ali estão cerca de 30 felinos à espera de um dono. "Não são as melhores instalações, têm 70 anos...", afirma o veterinário Vítor Aires. Apesar de tudo, o espaço está asseado. A lavagem das jaulas, assim como a alimentação e substuição da água, realiza-se duas vezes por dia, assegurou Vítor Aires.
O mesmo responsável não confirmou a existência de um vírus (panleucopenia felina) que afecta os gatos, conforme foi denunciado ao JN. Admite que possa haver alguns gatos adultos portadores e resistentes ao vírus que infectem os mais jovens. Vítor Aires lembra que o canil do Porto é apenas um centro de recolha. "Para tratamento seria necessária outra rede e a colaboração de todos os municípios", conclui o médico.

Noticia JN: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1339725

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado