sexta-feira, 27 de março de 2009

[update] Língua Azul - Edital nº. 23

Como grandes alterações em relação ao seu antecessor referimos a obrigação (de novo) da desinsectização dos animais susceptíveis em trânsito e respectivos veículos de transporte, a vacinação para o serótipo 1 dos bovinos entre os 3 e os 8 meses de idade, nascidos a partir do dia 1 de Janeiro de 2009 que se destinem a movimentação para reprodução ou produção e a possibilidade, facultativa (!!!) da vacinação de ovinos e bovinos contra o serótipo 8, pelas OPP´s .

De referir que este Edital vem no seguimento do Despacho n.º 7337/2009 de 11 de Março que impõe severos cortes orçamentais nos pagamentos da vacinação contra a língua azul e que descrimina, inexplicável e injustamente as diversas regiões do país, uma vez que algumas sofrem penalizações de apenas cerca de 5%, enquanto noutras a redução se situa acima dos 60%.
Parece inacreditável, mas é assim mesmo…

Clique aqui para ver o Edital nº. 23 da Língua Azul em formato pdf.

2 comentários:

  1. Neste novo Edital, dois pontos de extremo interesse se impõem num rol de dados que já são mais que conhecidos por aqueles que, mesmo não estando directamente relacionados ao plano nacional de erradicação da Língua Azul, se interessam e acompanham todo o desenrolar desta situação, emergente e preocupante no âmbito nacional da produção e saúde animal de espécies ruminantes.
    1. Sou aluno recém licenciado (FMV-UTL) e em 2008, no contexto do meu estágio-curricular, tive a oportunidade de participar no processo de vacinação de ovinos reprodutores na zona de Benavente, e fico satisfeito por saber que os últimos dados fornecidos pelos planos de vigilância indicam melhorias significativas no que diz respeito ao controlo epidemiológico do serótipo 4, com diminuição das incidências. Este ponto é, de facto, favorável e demonstra as vantagens da vacinação na prevençao de novos casos e na diminuição da prevalência do virus. Os resultados começam a estar à vista, embora "A Lingua Azul veio para ficar(...)", tal como afirmou Berbard van Goethem, em Hannover, nas comemorações da Semana Europeia da Veterinária (in Revista OMV, nº51, pag.72), e portanto não podemos baixar os braços e pensar que o assunto está definitivamente resolvido! Tem-se realizado trabalho e este deve continuar! Daí a importância dada pelo Director-Geral na revacinação!

    2. Já em Abril de 2008, o Fórum Internacional de Língua Azul realizado na FMV pela Sociedade Portuguesa de Epidemiologia e Medicina Veterinária Preventiva (SPEMVP)dava indicação da emergência do serótipo 8 e da necessidade de uma vacinação específica para esta nova ameaça! Também é sabida a importância dos bovinos como reservatórios do vírus. Neste contexto pergunto-me qual a razão para lançar este protocolo como "facultativo"? Dentro da minha leiga opinião, não temos razões mais que suficientes para fazer algo realmente preventivo no plano do BTV-8? Não haverá vacinas disponíveis? Bom, espero, no fundo, que o futuro nos reserve os mesmos bons resultados que, a grande custo certamente, a DGV, DRSV's, OPPs's e ADS's têm conseguido em conjunto no combate à Língua Azul!

    Gonçalo Antunes

    ResponderEliminar
  2. Caro Gonçalo Antunes,

    Apenas para uma precisão... o Forum Internacional sobre Língua Azul (presente e futuro) teve lugar no dia 19 de Maio na Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) na Ajuda, em Lisboa (este).

    Refere-se a este ou a outro forum que me tenha escapado?

    Realmente se se trata do mesmo evento, então a Sociedade Portuguesa de Epidemiologia e Medicina Veterinária Preventiva, nada teve que ver com a sua organização.

    Já agora, gostaria de saber se o colega tem resposta para a questão aqui colocada: quais são os sintomas clínicos de um bovino infectado com serotipo 1?... isto porque a vacinação poderá ser obviada (segundo o Edital) por uma certificação médico-veterinária, baseada em exame clínico.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado