segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Organização dos serviços da administração autárquica

http://dre.pt/pdf1sdip/2009/08/16700/0568805689.pdf

Lei n.º 86/2009. D.R. n.º 167, Série I de 2009-08-28
Autoriza o Governo a estabelecer o regime jurídico da estrutura eorganização dos serviços da administração autárquica, revogando oDecreto-Lei n.º 116/84, de 6 de Abril

domingo, 30 de agosto de 2009

Rastreabilidade e abate e destruição dos animais

http://dre.pt/pdf2sdip/2009/08/167000000/3503535035.pdf


Despacho (extracto) n.º 19741/2009. D.R. n.º 167, Série II de 2009-08-28

Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas - Direcção-Geral de Veterinária
Delegação de competências nos directores de serviços veterinários
regionais da DGV sobre rastreabilidade e abate e destruição dos animais

sábado, 29 de agosto de 2009

Autarcas de sintra apoiam tourada contra regulamento

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1345403

A junta de freguesia de São Martinho, em Sintra, apoiou ontem à noite a primeira grande corrida de toiros de Nafarros, apesar do regulamento municipal de animais impedir ajudas a este tipo de eventos.
"A junta só cedeu o terreno e apoia qualquer iniciativa, não apenas a tourada, porque o regulamento abrange apenas a Câmara", explica o presidente, Adriano Filipe. A tourada foi contestada ao longo do mês através da Internet, mas acabou por ser autorizada pela Câmara de Sintra, porque o regulamento aprovado em Abril não proíbe estes espectáculos. O DN
sabe que o Gabinete Médico Veterinário Municipal informou a Divisão de Licenciamento de Actividades Económicas (DLAE) que não poderia apoiar o espectáculo porque "contém actos que infligem sofrimento físico e psíquico, bem como lesionam os animais".
No entanto, ao longo do dia, várias fontes afirmam que a autorização não foi pacífica, com vereadores a defender uma e outra posição. Há também a suspeita de que máquinas do município possam ter estado envolvidas na preparação de outro terreno próximo, entretanto preterido depois do início da polémica.
O principal impulsionador do evento, o presidente do União Desportiva e Cultural de Nafarros (UDCN), diz-se novamente surpreendido. "Estamos numa terra pequena e precisamos de dinheiro para as nossas actividades, por isso organizámos uma coisa diferente sem pensar em mais uma polémica", conta.
Ontem, a meio da tarde, decorriam ainda os preparativos, com os bombeiros de Colares a regar o recinto com uma capacidade para quase duas mil pessoas. "Já vendemos 1400 bilhetes, a 25 euros cada, mas é um evento caro e é sempre um risco. Vamos esperar que corra bem e não haja confusão", desabafa Orlandino Martins.
O organizador assegura que apenas teve apoio da Junta, mas admite ter encontrado outras simpatias. "Sei que a Câmara não pode apoiar, porque há um regulamento que não deixa, mas houve autarcas que nos incentivaram a manter o espectáculo. No final, só a Junta cedeu o terreno e o resto das despesas com terras e máquinas suportámos nós", conta.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CM Santarém coloca cães do canil a vigiar prédios militares abandonados

A Câmara de Santarém decidiu colocar cães do canil municipal a guardar o bairro de apartamentos deixado pelos militares da Escola Prática de Cavalaria, quando esta foi transferida para Abrantes, no final de 2006. António Valente, vereador da Câmara Municipal de Santarém, disse à Agência Lusa que esta foi a forma encontrada para evitar a vandalização do espaço
e a sua ocupação "iminente" por parte de marginais.
Os cães foram colocados no piso térreo dos blocos de apartamentos, assegurando António Valente que os dejectos deixados pelas casas são preferíveis aos estragos que já se vinham registando no espaço, lembrando o que aconteceu no quartel deixado pela EPC, em que "até os caixilhos das janelas, os canos, os sanitários, as portas desapareceram".
Sublinhando que o espaço foi entregue pelo Estado à guarda da autarquia, mas que esta ainda não é proprietária dos imóveis, António Valente afirmou que o destino a dar às casas só será decidido quando forem pertença do município.
O vereador assegurou que a presença dos cães naquele espaço não representa qualquer perigo para a saúde pública, já que estão sob vigilância do veterinário e os dejectos "limpam-se".
A autarquia ainda colocou redes para tentar evitar o acesso aos blocos de apartamentos, "mas não foi suficiente", disse, frisando que os cães, colocados esta semana, "estão a cumprir o seu dever".
"Estamos a tentar preservar aquele espaço, que já foi alvo de alguns actos de vandalismo, tendo nomeadamente sido rebentados fechos e vidros partidos", disse, adiantando que a decisão de colocar os cães teve também a ver com a informação de que o espaço "estava em vias de ser ocupado por marginais".

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Nova legislação para o transporte de animais domésticos

Foi publicada ontem uma nova Portaria que estabelece as regras a que obedecem as deslocações de diversos animais de companhia em transportes públicos.

Clicar aqui para visualizar a Portaria 968/09

Infelizmente ao contrário de outros países europeus, o transporte de animais domésticos como o cão e o gato continua a ter de ser feito obrigatoriamente em contentores, o que além de não ser prático, condiciona muitas das viagens, o que de certa forma pode causar o seu abandono.
Por exemplo imagine que vai dar um passeio com o seu cão e resolve regressar de metro, esta portaria não o permite (sem contentor) além de poder condicionar as horas a que tal transporte possa ser feito.
É urgente aproximar o Homem do seu Animal e não afastá-lo.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Licenciamento de Centros de Atendimento Médico-veterinários - CAMV´s

Foi publicado no dia 14 de Agosto o Decreto-Lei n.º 184/2009 que estabelece o regime jurídico aplicável ao exercício da actividade dos centros de atendimento médico-veterinários (CAMV) e os respectivos requisitos quanto a instalações, organização e funcionamento.

O Médico-veterinário Municipal fará parte do licenciamento destes estabelecimentos integrado nas CTC (Comissão Técnica de Classificação).

Consulte este Decreto-Lei clicando na seguinte hiperligação:
http://dre.pt/util/getpdf.asp?s=sum&serie=1&iddr=2009.154&iddip=20092029

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Possibilidade de pena de prisão até dez anos para donos de cães perigosos

Os donos dos cães perigosos e os promotores de lutas entre animais podem, a partir de agora, ser punidos com pena de prisão até dez anos.
O diploma, publicado ontem no Diário da República, foi aprovado pelo Parlamento no início de Julho, com os votos favoráveis do PS, PCP, BE, PEV e a abstenção do PSD e do CDS-PP. O deputado do PSD Mendes Bota votou a favor.
Este novo diploma estabelece que passará a ser punível "a tentativa" de organização de lutas entre animais e as ofensas à integridade física causadas por animais, seja por dolo [intenção] ou negligência do dono. A pena será agravada se, da agressão, resultarem "ofensas graves" à integridade física da vítima. A lei prevê ainda que "as penas previstas nas normas ao abrigo da lei não podem exceder dez anos de prisão".
Compete agora ao Governo definir os ilícitos criminais que correspondem à participação ou promoção de lutas entre animais e à ofensa à integridade física causada por animais, por dolo (intenção) do dono.
No preâmbulo deste diploma, aprovado em Conselho de Ministros a 28 de Agosto do ano passado, o Governo considera que "a punição como contra-ordenação das ofensas corporais causadas por animais de companhia não é eficaz para a sua prevenção". "Por as lutas entre animais visarem o aumento do seu potencial genético agressor, são ainda criminalizadas tanto a sua organização como a participação nas mesmas", sublinha-se.

sábado, 22 de agosto de 2009

Canil da “ilha dourada” aguarda certificação

O projecto do canil/gatil mereceu nota máxima da Associação Nacional de Veterinária e vem preencher uma lacuna existente no Porto Santo, estando preparado para ser certificado, visto respeitar todas as normas definidas na lei.
A obra, orçada em 838 mil euros, está em fase adiantada de construção e foi visitada ontem pelo elenco camarário presidido por Roberto Silva.
O autarca reconheceu que durante muito tempo a falta de um canil na ilha motivou muitas críticas à câmara, facto que motivou a resolução de um problema que manchava negativamente o destino turístico. «Era uma lacuna que existia no Porto Santo e como a câmara tinha um canil
que não cumpria minimamente as normas que estão definidas por lei, decidimos avançar para este projecto de raiz», justificou Roberto Silva.
O novo canil/gatil para 180 animais abrange uma área de cerca de 2.276 metros quadrados, contemplando espaços administrativos e veterinários.
Segundo Roberto Silva, o projecto está preparado para ser certificado e terá como principal objectivo, não apenas a recolha de todos os animais errantes da ilha e o seu tratamento, mas também um apoio a toda a população porque vai funcionar como clínica veterinária.
Tal como referiu a infra-estrutura foi concretizada com base no apoio da Direcção Regional de Pecuária, cumprindo todas as normas que a legislação prevê. «Inclusive a Associação Nacional de Veterinária felicitou a câmara pelo projecto que foi analisado ao pormenor e a resposta que obtivemos é de que cumpre todos os parâmetros o que para nós é um motivo de grande
satisfação», realçou.
Segundo afiançou o autarca «as regras de funcionamento estão a ser preparadas pela câmara e serão muito rígidas, pelo que os animais que vão entrar no canil/gatil não o farão de qualquer maneira. Terá de haver uma triagem até para segurança dos que já estiverem nas instalações».
Roberto Silva esclareceu que o registo dos animais já foi feito, sobretudo pelos caçadores proprietários de aproximadamente 500 cães de caça com o respectivo chip obrigatório por lei. Por outro lado, também muitos particulares já procederam ao registo dos seus cães. Contudo, a partir do momento em que esta infra-estrutura esteja em funcionamento a autarquia
irá proceder à recolha dos animais errantes por forma a haver um tratamento e levantamento da situação.
Sobre a gestão do novo espaço, Roberto Silva avançou com algumas hipóteses, nomeadamente a de ser a própria autarquia a fazê-lo directamente. Já no que concerne ao espaço veterinário o autarca admite vir a celebrar um protocolo com o Governo Regional. «Se não for possível,
vamos avançar dentro do quadro da câmara para abrir concurso para um veterinário a tempo inteiro».

http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=131048&sdata=2009-08-15

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

[Porto e Gaia] Canil intermunicipal espera autorização

Área Metropolitana Porto e Gaia querem avançar. Maia também interessada

É urgente a criação de um canil intermunicipal na Área Metropolitana. São os municípios que o assumem face às más instalações que têm para acolher cães e gatos. Porto e Gaia esperam autorização para usar terreno.
A criação de um canil/gatil/hotel que sirva os dois concelhos é uma ideia com alguns anos que tem sido abordada pelos vereadores do Ambiente do Porto e de Gaia.
O terreno está escolhido - fica próximo do Parque Biológico, na confluência das freguesias gaienses de Vilar de Andorinho, Oliveira do Douro e Avintes - mas falta autorização da Estradas de Portugal, uma vez que pode tocar a zona de protecção da A1. O terreno foi entregue à Autarquia na sequência das expropriações para a construção da autoestrada.
Há cerca de três meses, a Câmara de Gaia enviou um ofício à Estradas de Portugal, questionando-a sobre a possibilidade de instalar um canil naquele terreno, mas ainda não obteve resposta. "Logo que tenhamos uma resposta positiva avançamos com um concurso público", explicou, ao JN, Mário Fontemanha, vereador do Ambiente da Autarquia gaiense. Falta decidir se o concurso abrangerá a concepção, construção e exploração do canil ou só a exploração.
Em cima da mesa está também a a hipótese de uma candidatura aos fundos comunitários. "Estamos a ver se encontramos um eixo onde possamos encaixar uma candidatura para a construção de um canil intermunicipal", referiu José Franco, chefe de Divisão de Higiene Pública da Câmara do Porto.
Porto e Gaia estão dispostos a avançar, mas a Maia também já mostrou interesse num canil intermunicipal. Mário Fontemanha diz o projecto está aberto a outros concelhos e até defende que devia ser feito à escala metroplitana. Mas a Junta Metropolitana não se tem debruçado sobre a questão.
Em Gaia, a situação é de tal modo urgente - o actual canil fica nas traseiras dos Paços do Concelho sem condições - que estão a ser construídas instalações provisórias nas oficinas municipais.
No Porto, o canil municipal, na Rua de S. Dinis, têm mais de 70 anos. Nas 51 jaulas para cães estão os recolhidos pelas equipas de rua, os abandonados, os perigosos e os com perfil para adopção. No primeiro semestre do ano foram entregues para adopção 231 animais. Para os gatos há 38 celas num bloco de betão, escuras e pouco adequadas ao bem-estar dos animais. Ali estão cerca de 30 felinos à espera de um dono. "Não são as melhores instalações, têm 70 anos...", afirma o veterinário Vítor Aires. Apesar de tudo, o espaço está asseado. A lavagem das jaulas, assim como a alimentação e substuição da água, realiza-se duas vezes por dia, assegurou Vítor Aires.
O mesmo responsável não confirmou a existência de um vírus (panleucopenia felina) que afecta os gatos, conforme foi denunciado ao JN. Admite que possa haver alguns gatos adultos portadores e resistentes ao vírus que infectem os mais jovens. Vítor Aires lembra que o canil do Porto é apenas um centro de recolha. "Para tratamento seria necessária outra rede e a colaboração de todos os municípios", conclui o médico.

Noticia JN: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1339725

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Campanha de Esterilização de Cães e Gatos em Castro Verde

A Associação Canil e Gatil “Rafeiritos do Alentejo”, com sede na Estação de Ourique (Castro Verde) vai levar a cabo, uma campanha de esterilização de cães e gatos, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde.
O custo da esterilização é de dez euros e pretende-se terminar com este problema que atormenta as populações dos dois concelhos diz Mariana Mamede da Associação.

http://www.cm-castroverde.pt/cm_castroverde/noticias/detalhe.asp?id=308

http://www.radiopax.com/noticias.php?d=noticias&id=6511&c=1

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Cães fintam a morte em canil sobrelotado (?!?)

Como fica patente nesta notícia que hoje divulgamos, os ataques e críticas constantes a canis/gatis municipais e médicos veterinários municipais não podem ser mais (na sua generalidade) do que ataques velados e justificados por outras razões, habitualmente políticas, por interesses económicos (muitas vezes relacionados com subsídios dados pelos Municípios, terrenos, etc), de protagonismos pessoais, e/ou outros que escondem diversos objectivos que não os verdadeiros interesses dos animais.
Este canil em Santiago do Cacém, onde "os cães fintam a morte" e "aguardam um destino que escape à temida eutanásia no canil da Associação S. Francisco de Assis", é de facto um canil de uma Associação e, como poderão ler, debate-se exactamente com os mesmos dramas que muitos dos canis municipais aos quais habitualmente são apontados vários dedos críticos e inquisitórios.
A ANVETEM orgulha-se de jamais ter lançado boatos, calúnias, difamações ou injúrias sobre canis de Associações e suas práticas, tendo tido sempre a seriedade de optar por um posicionamento que ajude os animais que estão alojados nessas estruturas e que são cuidados por essas Associações.
Não obstante, os ataques constantes de que alguns dos nossos Colegas e Municípios têm sido ultimamente vítimas (exs: Olhão, Portimão, Ovar, Guarda, Entre Douro e Vouga etc), levam-nos a crer que há de facto interesses mais fortes que se sobrepõem à defesa do bem-estar e saúde dos animais e isso, não permitiremos nem por um segundo, reportando às autoridades competentes as respectivas situações (respectivos Municípios e Ordem dos Médicos Veterinários), para imediata reacção.
Os canis de Associações e os canis Municipais debatem-se com uma imensa variedade de problemas, semelhantes e graves.
Resolvê-los não passa por atacarmo-nos mutuamente mas sim por juntar esforços contra inimigos comuns como o abandono massivo a que assistimos, a falta de educação e informação da Sociedade sobre estes temas, a falta de investimento dos organismos públicos nos mesmos, o conformismo de quem, diariamente, assiste com passividade a crimes que continuamente são
praticados contra animais - além do abandono, os maus-tratos, a violência, etc.
Agradecemos, assim, a todas as Associações e Grupos de Voluntários (e já são muitos) que, tendo tido a inteligência de compreender esta verdade incontornável, nos têm auxiliado a mudar realidades, mentalidades, procedimentos, nos têm enviado as suas sugestões, cursos de formação, seminários, palestras e propostas neste sector, e, acima de tudo, nos têm ajudado a salvar Vidas.

Obrigada a Todos e a Todas,
ANVETEM


-----------------------

Cães fintam a morte em canil sobrelotado
RITA ELIAS*
Votados ao abandono, 30 cães aguardam um destino que escape à temida eutanásia no canil da Associação S. Francisco de Assis, em Santiago do Cacém, onde a sobrelotação e a degradação lhes dita o pior futuro.
Chegam todos os dias, "esquecidos" junto ao portão da Associação, no Pinhal do Concelho. Trocados por umas férias de Verão ou perdidos no caminho, cães de diversas idades e raças, sobretudo indefinidas, são aqui deixados numa viagem sem volta.
"As pessoas abandonam de tudo: cachorrinhos, cadelas prenhes, cães adultos...", conta Ilda Henriques, que, juntamente com um colega, ambos funcionários da autarquia, trata diariamente dos cerca de 30 cães protegidos pela Associação S. Francisco de Assis.
A colectividade, que soma mais de mil sócios, é vizinha do canil municipal de Santiago do Cacém, de onde transitam a maioria dos animais que aqui vêm parar. Nas instalações do lado, teriam de ser abatidos caso não fossem adoptados no prazo de 15 dias.
"Os que vêm para aqui têm de ser seleccionados. Regra geral, a eutanásia só é aplicada em animais com um carácter violento, doentes ou muito velhotes", garante Ilda.
A sobrelotação e degradação crescente das instalações são dificuldades com que a Associação se debate diariamente e que Ilda deseja ver combatidas a todo o custo. Para isso, a colectividade aceita toda a ajuda possível.
O auxílio é urgente, invoca a Associação através da Internet, "sob pena de terem de ser abatidos animais quando deixar de haver comida, vacinas, desparasitante ou outros medicamentos".

terça-feira, 18 de agosto de 2009

C.M. Ponte de Lima - concurso para MVM

http://dre.pt/pdf2sdip/2009/08/158000000/3352933530.pdf

Aviso n.º 14611/2009. D.R. n.º 158, Série II de 2009-08-17
Município de Ponte de Lima

Procedimento concursal de recrutamento para o preenchimento em regime de contrato de trabalho por tempo indeterminado de um posto de trabalho de técnico superior - médico veterinário.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

[MVM Valongo] campanha de esterilização de animais de pessoas carenciadas

A fim de assegurar a diminuição da sobre-populaçao animal é essencial o incentivo à esterilização de animais.
A Câmara Municipal de Valongo através de um acordo com clínicas veterinárias do Concelho de Valongo levará a cabo um programa de esterilização de animais domésticos, de forma continuada ao longo dos próximos anos, a fim de auxiliar os Munícipes carenciados na esterilização dos seus animais.
Para beneficiar desta campanha bastará ter o animal registado na Junta de Freguesia e obter o certificado de proprietário carenciado, caso se enquadre em algum dos seguintes escalões:
- Proprietário reformado/ empregado com rendimento inferior ao ordenado mínimo nacional;
- Proprietário desempregado;
- Proprietário beneficitário do rendimento minimo garantido.

Caso deseje mais informações não hesite em contactar o centro veterinário Municipal, no local ou através do número 224223040 nas manhãs de 2a, 4a ou 6a.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Proposta de Regulamento CROA de Matosinhos

Regulamento n.º 323/2009. D.R. n.º 144, Série II de 2009-07-28
http://dre.pt/pdf2sdip/2009/07/144000000/2998630000.pdf

Câmara Municipal de Matosinhos
Proposta de Regulamento - Centro Recolha Oficial - Canil Municipal de Matosinhos

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Projecto de regulamento do CROA de Vimioso

Aviso n.º 13340/2009. D.R. n.º 144, Série II de 2009-07-28
http://dre.pt/pdf2sdip/2009/07/144000000/3004030059.pdf

Câmara Municipal de Vimioso
Projecto de regulamento do centro intermunicipal de recolha oficial de
animais de companhia de Vimioso - canil intermunicipal de Vimioso

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

BEP - Bolsa de emprego público

A ANVETEM alerta todos os Colegas para a nova legislação que entrou em vigor em 2009 e que afecta a administração pública, também ao nível dos Municípios (carreiras e concursos, férias, faltas e licenças, siadap, etc).

Para acompanhar as ofertas existentes na BEP, deixamos o link para o respectivo "site":

https://www.bep.gov.pt/

domingo, 9 de agosto de 2009

Único canil-gatil municipal do distrito de Viseu abre em Setembro

O único canil-gatil municipal do distrito de Viseu abre, durante o mês de Setembro, em S. Pedro do Sul. O projecto pretende acabar com os animais abandonados a deambularem pelas ruas. E promover a sua adopção.
Logo após a entrada em funcionamento da infra-estrutura, a Câmara Municipal de S. Pedro do Sul (CMSPS) pretende lançar uma campanha de sensibilização junto das populações.
"Não queremos transformar o canil-gatil municipal num armazém de animais. Nem pouco mais ou menos. A nossa intenção é pôr a funcionar um espaço onde possam ser acolhidos, tratados e dados à adopção. Para que isso aconteça, vamos lançar uma campanha de sensibilização junto dos sampedrenses", explica o autarca António Carlos Figueiredo.
Construído em duas fases junto à Zona Industrial do Alto do Barro, na freguesia de Bordonhos, perto da cidade, o canil-gatil em fase de conclusão ocupa uma área de 102 metros quadrados. Terá capacidade para receber em simultâneo duas dezenas de animais.
"Estamos a fazer uma estrutura pequena, porque a nossa vontade é que não fiquem por lá durante muito tempo", justifica António Carlos Figueiredo.
O mesmo equipamento será dotado, entre outras valências, de salas de tratamento abertas ao exterior.
"Os canis que existem no nosso distrito são todos privados. As pessoas têm de desembolsar dinheiro para fazer um tratamento ao seu animal doméstico, dar uma vacina ou proceder à respectiva desparasitação. A parte financeira é muitas vezes desmotivadora de uma ida ao veterinário. Daí a decisão de abrir as portas ao exterior", acrescenta o edil. Que afirma estar, desta forma, a concorrer para a prestação de um serviço público com reflexos directos na saúde pública.
O investimento na construção do canil/gatil e respectivos equipamentos ronda os 120 mil euros. "Estamos a falar de dinheiro municipal. Não há ajudas de ninguém", diz.
O retorno do investimento feito virá, segundo o autarca, de forma indirecta.
"Num concelho com a maior estância termal da península, onde se promove a saúde pública, não faz sentido permitir que haja animais abandonados. Quantos deles doentes e a precisarem de tratamentos", acrescenta.
Um "imperativo" de consciência" perante animais que muitas vezes são lançados nas ruas pelos seus donos, é outra das razões que levou o município a avançar para a primeira estrutura do género no distrito.
"Mas há também que ter em conta o transtorno que estes animais dão à população quando abandonados. Por isso vamos lançar uma campanha a sensibilizar para uma nova atitude", conclui.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

[MVM Sta Maria da Feira] Viagem Medieval em Terra de Santa Maria

Venho por este meio solicitar a divulgação no blogue da ANVETEM do evento Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que decorrerá de 30 de Julho de 2009 a 9 de Agosto de 2009 e conta com a colaboração do médico veterinário municipal nas acções de fiscalização das áreas alimentares (restaurantes, tabernas e regatões) e do bem estar dos animais expostos ao público.
O programa deste evento encontra-se em http://www.viagemmedieval.com/programa_VM2009.pdf.

Deixo assim este convite, que é um óptimo pretexto, a todos os colegas interessados em visitar e conhecer Santa Maria da Feira.

Obrigado.
Rui Jardim

Médico Veterinário Municipal
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Praça da República
Apartado 135
4524-909 Santa Maria da Feira
Tel: 256 370 800
Fax: 256370808
Email: veterinario.municipal@cm-feira.pt

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Contribua com um donativo para a ANVETEM

Ajude os animais dos canis/gatis municipais, fazendo o seu donativo à ANVETEM (NIB. 0035.0595.00003314530.05).
Com a sua ajuda poderemos promover acções de informação e sensibilização mais abrangentes e eficazes, poderemos ajudar a implementar verdadeiros programas de esterilização de animais errantes nos Concelhos interessados, poderemos ajudar oferecendo fármacos, equipamentos e materiais necessários ao bem-estar e à saúde dos animais, poderemos divulgar com maior abrangência e sistematização os animais para adopção e poderemos optimizar um serviço relacionado com os animais perdidos e achados: ajude-nos a ajudar!

Enviar-lhe-emos o respectivo recibo para a morada que nos indicar.
Obrigada
ANVETEM

domingo, 2 de agosto de 2009

[Seixal] - I Jornada de Reflexão sobre boas práticas e rumos da protecção animal

O Grupo de Voluntários no Canil/Gatil Municipal do Seixal pretende realizar no próximo mês de Setembro (dia e local a divulgar, posteriormente) um Encontro de âmbito nacional sobre os rumos da protecção animal no nosso país.

Por favor, leiam e divulguem este texto.
Muito Obrigada
Cristina Ferreira
Presidente do Grupo de Voluntários no Canil/Gatil Municipal do Seixal